35 PLANTAS que AMAM SOL (boas para CALOR e FRIO)

14 de setembro de 2022 12 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Conheça a Universidade Minhas Plantas: http://universidademinhasplantas.com.br/

Tem um espaço em casa onde bate sol o dia todo, mas não sabe qual planta escolher? Em novo episódio da série de vídeos feita em parceria com o Shopping Garden, nossa jardineira Carol Costa apresenta uma super lista com 35 espécies que crescem e ficam lindas com muito sol – seja para cultivo em jardim, varanda ou vaso.

Todas as plantas mostradas aqui você encontra em qualquer uma das três lojas do Shopping Garden: Tatuapé, Vila Nova e Sul – esta última, a unidade onde o vídeo foi gravado.

Apesar do nome parecido, a rosa (Rosa x grandiflora) e a rosa-do-deserto (Adenium obesum) são plantas bem diferentes. Enquanto a rosa é uma flor de corte, de origem chinesa e que floresce bem em climas frios, a rosa-do-deserto é uma árvore, tem crescimento lento e é originária de regiões de deserto. O que ambas têm em comum são o nome “rosa”, a beleza e o gosto por solos mais secos e sol, muito sol.

Bem fácil de cuidar, a cravina (Dianthus chinensis) lembra o cravo, mas com flores menores, além de ser uma planta mais baixinha, perfeita para canteiros. Ela é uma PANC, ou seja: comestível! Outra espécie de cultivo super fácil, a calanchoe, ou flor-da-fortuna, (Kalanchoe blossfeldiana) é uma suculenta bastante conhecida. Mas também procure a calandiva: com flores de pétalas dobradas, não deixa de ser uma calanchoe, só que bem diva 😉

Quem quer um jardim ensolarado, cheio de flores e com presença de borboletas, abelhas e beija-flores, pode plantar lantana (Lantana camara), camarão-amarelo (Pachystachys lutea) e bela-emília (Plumbago auriculata). Se preferir plantas de maior porte, escolha hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) e azaleia (Rhododendron simsii).

Trepadeiras com flores? A primavera (Bougainvillea spectabilis), também conhecida por bouganville ou três-marias, é ótima e fácil de cultivar. Agora, se precisa de uma planta ainda resistente, escolha a ipomeia-vermelha (Ipomoea horsfalliae) – ela cresce até mesmo em areia da praia. A hera-alemã (Senecio mikanioides) pode ser confundida com outras heras, mas dá flores amarelas.

Se você planeja ter um jardim com grandes flores, vá de amarílis (Hippeastrum hybridum). Resistente ao calor, seu segredo está na raiz, um bulbo (parece uma cebola) que armazena água e nutrientes. Com uma “cebolinha” menor, o trevo-roxo (Oxalis vulcanicola) é garantia de uma natural cobertura do solo.

Para locais com sol, calor e muita umidade, as mais indicadas são plantas tropicais. Estrelítzia (Strelitzia reginae), também conhecida como ave-do-paraíso, helicônia-papagaio (Heliconia psittacorum) e cúrcuma (Curcuma alismatifolia). Todas dão flores lindas e possuem folhas grandes e largas.

PANCs (plantas alimentícias não convencionais)? Tem a begônia-cerosa (Begonia cucullata), que é nativa do Brasil e oferece flores comestíveis, de sabor azedinho. Vai bem tanto no calor como no frio. Crisântemos (Argyranthemum hybrid), girassóis (Helianthus annuus), gérberas (Gerbera jamesonii), margaridas (Leucanthemum vulgare), e tagetes (Tagetes erecta) também são comestíveis, além de escolhas perfeitas para quem quer um jardim florido e alegre.

Parecidas com pompons, as flores da perpétua (Gomphrena globosa) podem ser roxas ou brancas nas extremidades de suas hastes eretas. Já o tapete-inglês (Persicaria capitata), é rasteira e serve como uma boa cobertura de jardins. A pluma (Celosia argentea) chama a atenção por suas cores vibrantes. Se quer mais cor ainda, experimente plantar a salvia-azul (Salvia farinacea) ou a sálvia-vermelha (Salvia coccinea) – mas lembrando que ambas precisam de sol e frio, e não são comestíveis!

Para ter canteiros lindos em ambiente de sol e calor, plante as PANCs onze-horas (Portulaca grandiflora) e sua prima, a beldroega (Portulaca oleracea). A rabo-de-gato (Acalypha reptans) é baixinha e cobre o jardim com seus tufos vermelhos e felpudos – e ainda resiste ao xixi de cães e gatos! Se o canteiro é em local frio, plante flor-canhota (Scaevola aemula). A torênia (Torenia fournieri) lembra a planta de frio amor-perfeito, mas gosta de locais quentes. Para quem tem sol sempre e quer flores o ano inteiro, escolha sunpatiens (Impatiens “Sunpatiens”) – que tem sol até no nome. Uma flor parecida com a sunpatiens é a vinca (Catharanthus roseus), mas atenção: enquanto a primeira tem flores comestíveis, a vinca é tóxica!

Apesar de associarmos sol a calor, nem toda planta desta lista gosta de altas temperaturas. Sol é uma coisa e calor, outra. Identifique se o clima do seu jardim recebe o sol de rachar mamona ou aquele mais brando, que parece luz de geladeira (ilumina, mas não aquece). Escolha as plantas que mais se adaptam ao seu clima, deixe o sol brilhar e tenha um jardim radiante!

Rosas e roseiras: https://www.youtube.com/playlist?list=PL0levlxBCArcdvBwIfh8StoVxX9-so3mH
Trepadeiras: https://youtu.be/TzIEPjZmGns
Amarilis: https://youtu.be/2LSoK-cMlOA