5 DICAS pra HORTA em VASOS que todo mundo PRECISA SABER
15 de janeiro de 2025🍃Inscreva-se no Mão na Terra:
Chegou o dia que você terá sua horta tão desejada! Imagina que gostoso colher seus próprios temperos, hortaliças e legumes fresquinhos, direto da colheita pra sua cozinha.
1ª dica: acerte as horas de sol
Entenda quantas horas de sol bate no local que você escolheu pra plantar. E, não confunda claridade com a incidência dos raios solares. Certas espécies da sua horta podem crescer com mais ou menos sol e compreender com sinceridade a luz que seu canteiro ou vaso receberá será super importante na escolha dos vegetais que você poderá plantar. Escolha o local que recebe mais sol e, de preferência, protegido do vento. Ah, outra confusão comum é achar que calor é o mesmo que sol. Não caia nessa!
2ª dica: conheça o ciclo da planta
Todo vegetal tem seu tempo de crescimento e desenvolvimento. Plantas de ciclo rápido precisam de atenção diária e, as que possuem um ritmo mais lento, conseguem se virar um pouco melhor com cuidados mais espaçados.
Pense no tempo que você tem disponível pra que o cultivo da espécie escolhida se adeque à sua agenda. Vale até pensar no momento da colheita, já que se você não colher, a praga vai comer! Ao escolher sua espécie pra plantar, lembra que existem as de ciclo anual, que crescem e morrem rápido, como a salsinha e, as perenes, que demoram mais pra se desenvolver mas, você pode colher mais vezes, como o alecrim.
3ª dica: saiba o que plantar sozinho ou em grupo
Pra aproveitar bem o espaço e ter colheitas frescas acontecendo sempre na sua horta, pense que certas espécies podem ser plantadas juntas! No vídeo, nossa louca das plantas tem um vaso onde cultiva capim-limão, verbena, espinafre, tagete, gengibre, capuchinha, grão-de-bico e batata-doce. Outro benefício do cultivo de espécies num espaço compartilhado é a proteção que uma planta pode dar à outra. Seja espantando ou atraindo pragas pra si e garantindo que a outra espécie se desenvolva melhor, seja fornecendo uma cobertura natural pro substrato. Mas, escolha as hortaliças, legumes e temperos que são compatíveis. Certas espécies, como a hortelã (Mentha sp.) é tão espaçosa que, ela crescerá loucamente nas condições certas e roubará o espaço das outras plantas! E ainda existem aquelas que inibem o crescimento de outras espécies, como é o caso do dill ou endro (Anethum graveolens).
4ª dica: colha no tempo certo
Têm espécies que você fará uma única colheita e outras que dá pra pegar um pouco hoje, mais um tanto daqui uns dias, e novamente, e novamente… parece que não acaba! Conheça bem a planta que você cultiva pra que você colha no momento certo, aproveitando todo o potencial do alimento. Quer um exemplo? Se cultivar batata-doce (Ipomoea batatas), não pense que poderá deixar a planta crescer por um longo tempo, porque você corre o risco de retirar do vaso só uma raiz minguada ao invés daquele tubérculo bonitão e cheio de sabor.
5ª dica: começa pelas tropicais
Já que moramos num país tropical, nada mais fácil pra plantar do que as espécies que gostam desse clima. Com uma ajudinha da natureza e com as condições climáticas certas, a gente erra menos na hora do cultivo. Reproduzir as mesmas condições que uma planta que uma planta como o alecrim (Salvia rosmarinus) precisa, é um pouco mais complicado pra quem quer começar. Como essa é uma planta de origem mediterrânea, o alecrim não gosta de umidade e local abafado, preferindo solo mais seco e arenoso, vento e sol. Uma macaxeira (Manihot esculenta), por exemplo, é bem mais fácil de cultivar e muito mais resistente ao nosso clima.
E, como curiosidade, ainda existem mais de 3.000 espécies de plantas alimentícias não convencionais, as chamadas PANCS. É um universo imenso aguardando você colocar a mão na terra e começar seu cultivo agora! Não se esqueça que tem mais vídeos dessa série e, inscreva-se no Mão na Terra:
🍃Inscreva-se no Mão na Terra: https://cursosminhasplantas.com.br/5dicas
🍃Inscreva-se no Mão na Terra: https://cursosminhasplantas.com.br/5dicas
🍃Inscreva-se no Mão na Terra: https://cursosminhasplantas.com.br/5dicas
Muito top esse vídeo!
Muito top esse vídeo!
Muito top esse vídeo!
Nunca vi Malva de cheiro
Carol suas dicas são maravilhosas e como faz essas jardineiras aí suspensa?
Nunca vi Malva de cheiro
Carol suas dicas são maravilhosas e como faz essas jardineiras aí suspensa?
Nunca vi Malva de cheiro
Carol suas dicas são maravilhosas e como faz essas jardineiras aí suspensa?