5 ERROS na NUTRIÇÃO de galinhas caipiras
3 de outubro de 20245 ERROS na NUTRIÇÃO de galinhas caipiras
Alcançar a máxima eficiência nos sistemas caipiras de produção de ovos e/ou carne, exige um esforço detalhado nas diferentes vertentes que influenciam no manejo com as aves.
O manejo nutricional é, sem dúvida, um dos mais importantes à ser considerado.
Em primeiro lugar pela importância econômica. Uma vez que mais de 65% dos custos de produção são com ração e alimentação dos animais.
Em segundo lugar, pequenos detalhes no manejo alimentar podem definir o lucro ou prejuízo do avicultor.
5 deles estão elencados no vídeo:
1) Excesso ou deficiência nutricional: existe uma formulação de ração ideal para cada idade da ave, e isso deve ser respeitado.
2) Não respeitar o núcleo. Isto porque, além do núcleo ser específico para idade (inicial, crescimento e postura ou abate). Pode ser encontrado com diferentes porcentagens de inclusão (2%, 3%, 4%, 5%, 6%). É preciso seguir a recomendação do fabricante para um correto balanceamento dos macro e micro minerais e vitaminas das rações.
3) Não conhecer o farelo de soja. Uma vez que são no mínimo 4 opções de farelos de soja diferentes no mercado. E muitas vezes o avicultor acaba usando uma formulação de ração que não é adequada com a sua realidade.
4) Negligenciar a importância da água: a água é fundamental para criação das aves, cuidar da sua qualidade é imprescindível para obter um produto final de qualidade.
5) Fornecer as aves alimentos muito fibrosos. Capins “passados” ou muito fibrosos não devem ser fornecidos. O verde deve ser usado com equilíbrio e de preferência uma planta que traga benefícios concretos. Como alto teor de proteína bruta por exemplo, concentração de caroteno, dentre outros.
www.escoladeavicultores.com