Muda de penas coleiro e papa capim
17 de fevereiro de 2023Encarte e reprodução De Coleiro Canto Clássico com e sem 3ª Nota e Canto Fibra.
NÃO VENDO AVES SOU CRIADOR AMADOR
Venham fazer parte desta família
Redes sociais: ✍️
https://coleirocantoclassico.blogspot.com/?m=1
facebook: https://www.facebook.com/criatorio.al…
Instagram: https://www.instagram.com/p/BZHz6q6hO…
Twitter: https://twitter.com/csDLTk00FLCFwfx?s=08
________________________//////__________________________
CONTATOS: ✍️
CRIATÓRIO ALCANTÂRA : (19) 99922-4532 zap
Telefone do criatório ☝️
e-mail : devanir.alcantara78@gmail.com
________________________//////__________________________
PATROCINADOR: ✍️
Weiner Gaiolas: (99) 99138-1165 zap
Encomendas de gaiolas ☝️
________________________//////__________________________
PATROCINADOR: ✍️
Lino ninhos: (19) 99922-8713 zap
Encomendas de ninhos ☝️
_________________________//////_________________________
PATROCINADOR: ✍️
Higor Placas para gaiolas: (21) 97007-7910 zap
Encomendas de placas ☝️
________________________//////__________________________
PARCEIROS: ✍️
SOPAPI: Associaçao dos passaricultores de
Piracicaba (19) 3433-0464 (19) 98403-0385 zap
Contato apenas para quem querer ficar sócio ☝️
________________________//////__________________________
Muda de Penas
Quando, como e por que a ave troca as penas? Mais do que apenas para embelezar, as penas desempenham funções essenciais para a vida das aves, auxiliando durante o voo, contribuindo para a termorregulação e até mesmo repelindo a água! Com tudo isso, é natural que elas se desgastem com o tempo.
A substituição das penas nas aves, chamada de muda de penas, é um processo natural que ocorre em todas as espécies de aves, normalmente uma vez ao ano. Ela se inicia após o termino da temporada de reprodução, que coincide com o início do outono e com a mudança no fotoperíodo, dias mais curtos que a noite.
Em cativeiro o processo de substituição das penas é mais rápido, leva em torno de 8 semanas. As penas vão sendo substituídas de forma gradativa, sem ser percebidas falhas na plumagem, nem excesso de penas no fundo da gaiola.
Durante esse período as necessidades nutricionais das aves são modificadas. Elas necessitam de mais proteínas e energia para a formação de novas penas. Por este motivo é fundamental complementar a dieta de manutenção, com extrusadas de sua preferência, com 25% de Farinhada.
Para que a substituição das penas ocorra sem falhas, é fundamental que a alimentação das aves seja balanceada durante todo o ano. Como a produção de novas penas requer muitos nutrientes, as aves diminuem outras atividades para poupar energia. Por este motivo não se reproduzem, param de cantar e diminuem suas atividades de forma geral.
A higiene é fundamental para promover a saúde e bem estar das aves. No período de muda, estes cuidados devem ser mantidos. Limpe a gaiola diariamente, retirando as fezes e sujeira em geral. Os poleiros, comedouros e bebedouros devem ser higienizados. Continue disponibilizando a banheira para as aves nos períodos mais quentes do dia, após o banho coloque a gaiola no sol, para prevenir o desenvolvimento de fungos. Mantenha sempre a gaiola longe de correntes de vento e locais úmidos.
Problemas comuns durante a muda de penas:
– as penas caem e não são substituídas, o que chamamos de Muda Encruada.
– período muito longo da muda.
– as penas nascem feias e manchadas.
Os problemas citados podem ocorrer por diversos motivos. O principal deles normalmente é a alimentação à base de sementes, já que não possuem vitaminas, minerais e proteínas suficientes para suprir as necessidades da ave, além de gerar problemas hepáticos devido ao excesso de gordura.
Nesta situação a ave utiliza os recursos disponíveis para sobreviver ao invés de investir em penas saudáveis. Existem algumas causas externas que também podem estar relacionadas diretamente a este problema, como os ácaros e alta umidade, por exemplo. A dificuldade no crescimento de novas penas também pode ter fundo psicológico, como a presença de outro animal no mesmo ambiente que estresse muito sua ave.
Antes de mais nada, a alimentação da ave deve ser revista para que se descarte problemas nutricionais. Sugiro como alimentação de manutenção, rações estrusadas preferidas de suas aves, ou implante gradualmenta , que é um alimento completo e balanceado para cada espécie. Nas épocas de muda de penas, reprodução ou convalescença utilize também uma boa Farinhada, que auxilia a suprir a maior carência de proteína destes períodos.
Além disso, forneça uma suplementação vitamínica emergencial: 5 dias consecutivos com Polivitamínico alternando com 5 dias consecutivos da utilização de um Revitalizante. Faça isso durante um mês e verifique os resultados.
Outro fator importante é verificar o ambiente onde a ave está sendo mantida para que seja livre de estresse (barulho, presença de outros animais, corrente de vento, etc). Se estes procedimentos não forem suficientes para um bom resultado, recomendamos que a ave seja avaliada por um médico veterinário para que o mesmo verifique se existem parasitas responsáveis ou realize um diagnóstico mais acertado, avaliando a ave in loco.
Valeu Devanir. Macaé RJ
Muito legal por estás dicas obrigado irmão TMJ.
É o coleiro Devanir, e não coleira!
Show
Oque dar pra ele comer ? Pra ajudar a mudar melhor