REQUEIJÃO CASEIRO – DA VACA AO PRATO

27 de maio de 2023 6 Por Canal do Youtube (Parceiro)



O Requeijão brasileiro possui basicamente duas variedades, a saber, de corte e cremoso. Cada qual possui um processo distinto de fabricação.
O requeijão de corte é a variedade mais antiga, essencialmente de produção artesanal. É um laticínio sólido, de cor amarela, feito de leite de vaca, muitas vezes confundido com queijo por sua aparência. Muito encontrado na culinária goiana, paulista, mineira e do sul baiano.
É também chamado de requeijão crioulo quando sofre reação de Maillard, ou seja, se torna mais escuro devido ao cozimento intenso. É a variedade de corte predominante nas regiões norte e nordeste do Brasil, sendo feito com leite de búfala na Ilha de Marajó.
Em Portugal, este refere-se à massa formada a partir do soro do leite obtido quando do fabrico do queijo e que é novamente sujeito à ação do calor. Tradicionalmente o requeijão é um subproduto da fabricação do queijo de ovelha, sendo adicionado ao soro, até ao máximo de 18%, em volume, de leite de ovelha ou de cabra.
No Brasil, o seu surgimento deu-se como a utilização de um subproduto do leite desnatado como condimento para alimentos, que era descartado nas regiões produtoras de nata para a fabricação de manteiga.