GUIA COMPLETO: para Semear I Fazer Mudas para Horta em Casa 🌱

5 de agosto de 2023 19 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Começar um jardim ou uma horta pode parecer um desafio, principalmente para quem nunca teve experiência em plantio. Mas, cultivar plantas ou alimentos pode ser muito mais simples do que parece, se você seguir algumas dicas de quem já tem experiência.
  1. Plante coisas da estação

Antes de iniciar o plantio, atente às condições da estação e veja quais são as plantas ou alimentos mais apropriados para esta época. Um cultivo bem-sucedido envolve conhecer as sementes e entender o que elas precisam para se desenvolver adequadamente. Lembre-se que cada região tem suas particularidades, então gaste um tempo pesquisando o que melhor se adapta à sua área e quais períodos do ano são os mais indicados para o plantio.
  1. Use substratos de qualidade

Antes de escolher qual substrato você vai comprar, analise quais são os nutrientes que ele possui. Não opte apenas pelo mais barato. As plantas precisam de um solo nutritivo para se desenvolverem, principalmente quando são cultivadas em vasos, caixas ou em qualquer outro recipiente.
  1. Pesquise qual deve ser o manuseio adequado para o seu plantio

Quando falamos em cultivar alimentos, cada um tem suas particularidades. É muito importante conhece-las, para garantir que eles serão produtivos sempre. Portanto, quando escolher o que plantar, veja também quais serão os cuidados no futuro. Por exemplo: cenoura e feijão são sensíveis a perturbações nas raízes, portanto, não devem ser plantadas em vasos e depois transplantadas para outro solo. Já o tomate pode ser cultivado em vasos e depois transportado para espaços maiores.
- Publicidade -
  1. Saiba do que a sua planta gosta

Algumas plantas gostam de passar longos períodos no sol, enquanto outras se desenvolvem melhor à sombra. Os tomates vão muito bem com o sol, mas o alface, agrião, espinafre e muitos outros precisam de uma sombrinha.
  1. Forneça a quantidade certa de água

Assim como o sol, a quantidade de água é determinante para garantir o desenvolvimento das plantas. A maior parte delas não gostam de solo seco, mas nem todas gostam de muita água. A chave para o sucesso é manter uma rela regular. O simples toque na terra já dá para perceber se ela está seca ou úmida. O ideal é mantê-la sempre úmida, mas, lembre-se: pode ser que a sua espécie goste mais de água, por isso, sempre pesquise as condições ideais antes de qualquer decisão.
v
  1. Comece com plantas fáceis de lidar

As ervas são ideais para quem está começando a plantar e ainda não tem experiência em lidar com a terra. Elas se desenvolvem com facilidade, são extremamente úteis e vão te ajudar a ganhar confiança para investir em alimentos que precisam de cuidados mais específicos. Algumas sugestões são: alecrim, manjericão, orégano e cheiro-verde.
  1. Não desanime com os erros

Cultivar alimentos também tem momentos complicados. Nem sempre, mesmo com todos os esforços, as coisas não sairão como planejado. Até mesmo os agricultores experientes são surpreendidos na hora da colheita. Plantar também é um jogo de erros e acertos, até que tudo se acerte. Portanto, não desanime diante de uma experiência ruim. Sempre existe a possibilidade de aprender algo e tentar novamente, até com outras coisas.
  1. Nem tudo é culpa sua

Não ache que quando uma planta morre você é o culpado. Além de fazer parte do ciclo, existem inúmeros fatores que contribuem para o bom desenvolvimento ou morte de uma planta. Nem tudo está sob seu próprio controle.
  1. Troque experiências e converse com outras pessoas

Quem gosta de plantar, normalmente gosta de compartilhar experiências e histórias sobre isso. Aproveite essas oportunidades para aprender e entender melhor como funciona o universo das plantas. Não tenha medo de perguntar. Uma boa dica para quem usa o Facebook é participar do grupo dos Hortelões Urbanos. São mais de 55 mil pessoas de todo o Brasil compartilhando suas experiências e conhecimento.
  1. Aprenda com os seus erros e não tenha medo de falhar

O melhor jeito de aprender é fazendo. Não tenha medo de tentar e nem de pedir ajuda quando necessário. Ao longo do tempo você perceberá que o caminho do conhecimento é cheio de testes e erros, são eles que nos ajudam a aprender e entender melhor como as coisas funcionam. Isso vale para a jardinagem e para a vida.

filhotes golden retriever para comprarProcurando um Golden Retriever?

Estamos há mais 10 anos trabalhando nas melhores matrizes genéticas da raça. Todos nossos cães tem certificação e pedigree e as melhores características da raça. Clique saiba mais.






Aqui estamos compartilhando o que tem dado certo pra nós ao fazermos mudas em casa e respondendo perguntas que vocês deixaram nos vídeos anteriores sobre como semear, como fazer mudas em casa. Para isso organizamos esse vídeo em 12 dicas para preparar mudas.

Neste vídeo vamos esclarecer dúvidas acerca de como fazer mudas e também sobre quais substratos utilizar para fazer as próprias mudas para sua horta em casa.

Para que consigamos produzir mudas saudáveis, antes de semear é preciso planejar o que plantar, quando plantar, quais serão nossas sementeiras e qual o substrato iremos utilizar.

O que plantar: é importante analisar quais plantas têm o plantio indicado para essa época, para tirar dúvidas temos no canal uma playlist com os calendários de plantio para cada mês: https://youtube.com/playlist?list=PLMb5gUNK2Ms_XGYn0481kP5KQbME7cGVW

Onde semear: primeiro você precisa decidir se fará as mudas em sementeiras ou direto nos canteiros. Fazer as mudas nas sementeiras aumenta sua taxa de sucesso, pois só passará ao canteiro mudas já fortes e desenvolvidas, além de te permitir cultivar outras plantas no canteiro enquanto as mudas crescem nas sementeiras, são ótimas para quem tem pouco espaço. Por outro lado, semear diretamente no canteiro te dará menos trabalho, pois não precisará transplantar as mudas.

Podemos semear em qualquer terra, mas o ideal é usarmos uma substrato para mudas, pois passou por processo de esterilização e não traz doenças nem sementes de outras variedades. Para facilitar o desenvolvimento das mudas é necessário termos um substrato leve, aerado, que favoreçam o bom desenvolvimento das raízes.

Outro fator de atenção é termos um local protegido para o desenvolvimento das nossas mudas, se puderem ter uma estufa para mudas, é o ideal. Ela pode ser caseira, como essa que mostramos no canal: https://youtu.be/B7F66FmIZRA

Esperamos que esse vídeo anime vocês também a plantar, para que assim como a gente possam se maravilhar com todas as etapas da produção dos seus próprios alimentos, da alegria de ver uma plantinha germinando, florescendo e produzindo, até o sentimento de gratidão quando chega a abençoada hora da colheita.

Se gostou do vídeo, lembre de deixar seu like e se inscrever no canal!???

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — — – – – – – – – — – – – — – – – – – — – — – – –
OFERTA do *Calendário de Plantio Completo*, de Janeiro até Dezembro de 2023, *em versão digital*, por apenas R$ 15,90, disponível para aquisição através da plataforma da Hotmart pelo link: https://go.hotmart.com/X80130709S?dp=1

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — — – – – – – – – — – – – — – – – – – — – — – – –

Se quiser compartilhar fotos e vídeos da sua horta, venha para nosso grupo do Facebook, vamos trocar experiências: https://www.facebook.com/groups/681061976868909/?ref=share_group_link

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — — – – – – – – – — – – – — – – – – – — – — – – –

*PRODUTOS que RECOMENDAMOS:*
– Farinha de Osso Dimy: https://shope.ee/3poCI5cZpw
– Grampeadora ROCAMA: https://amzn.to/3G8LmSw
– Sombrite Para Horta 50%: https://shope.ee/2VIdan0DhJ
– Tesoura de poda para galhos finos: https://amzn.to/3QDJgwO
– Serrote Dobrável para Jardim: https://amzn.to/3PrGmuY
– Mangueira para Jardim: https://amzn.to/3VUnur9

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — — – – – – – – – — – – – — – – – – – — – — – – –

*SER SUSTENTÁVEL:*
Viver um estilo de vida voltado para a busca da sustentabilidade é gratificante e muito recompensador, pois além de melhorarmos a nossa condição de vida ainda estamos contribuindo para que todos os habitantes da terra tenham perspectivas de um futuro que apresente condições de vida mais dignas, em um planeta que tem sua natureza preservada e em harmonia.

Agradeço a cada um que chegou até aqui e desejo de coração que possam também viver a felicidade de fazer da busca pela sustentabilidade um dos pilares da sua existência, um passo por vez. Gratidão. E nos vemos nos próximos vídeos.