#TBT – Iniciando uma Criação de Agapornis
11 de agosto de 2023Esse vídeo é um oferecimento do APP Criação Pró – o controle de seu plantel na palma da mão.
BAIXE GRÁTIS NA APPLE STORE E GOOGLE PLAY
CONTATO
Facebook – https://www.facebook.com/criacaoproapp
Instagram – https://www.instagram.com/criacaopro95pts/
Agapornis
Hoje começamos nossa série de vídeos para quem quer iniciar uma criação de agapornis.
Mas antes de começarmos, assista aos vídeos que preparamos para você, que é iniciante no mundo da ornitologia – https://youtube.com/playlist?list=PL4e97NaZn-ed7IaeZtsCEyr5m4juY0UqA
E não se esqueça de se inscrever no nosso canal e ativar as notificações.
A ESCOLHA DAS AVES
Os agapornis se dividem em 9 espécies: roseicollis, personata, fischer, nigrigenis,
lilianae, taranta, pullaria, cana e swindernia.
Escolha a raça que mais te encante, pois comprovadamente nos dedicamos mais àquilo que nos agrada, e para a criação de aves já sabemos que é preciso muita dedicação e muito amor.
Nas gaiolas ou viveiros coloque sempre aves da mesma espécie juntas. Não devemos misturar as espécies para não correr o risco de se produzir aves híbridas.
O ideal para um iniciante é que se escolha apenas uma espécie para começar a criação. A inclusão de novas mutações e novas espécies, deve ser feita de forma gradual e cuidadosa, sempre mantendo a organização e as anotações em dia.
Quando for escolher seus primeiros exemplares, peça ao criador que o oriente sobre a idade de suas aves, o grau de parentesco dos casais que está adquirindo, consanguinidade e possíveis mutações que poderão advir dos cruzamentos.
Uma dúvida muito frequente que surge em novos criadores é quanto à idade da ave. É mais vantajoso pegar uma ave jovem ou uma ave adulta para iniciar a criação? Há vantagens e desvantagens em ambos os casos, mas o risco é menor ao pegar uma ave jovem. Ela demora mais para começar a reproduzir que a ave adulta, porém a chance de se adaptar bem ao ambiente é infinitamente grande, enquanto que a ave adulta, embora já esteja em fase reprodutiva, pode não se acostumar facilmente ao ambiente e acabar não reproduzindo por conta disso.
ALIMENTAÇÃO
A alimentação deverá ser à base de um mix de sementes com pelo menos 4 tipos diferentes, como alpiste, painço, girassol e aveia, além de uma boa farinhada e extrusada, disponíveis no mercado pet.
Para o mix de sementes, a sugestão é compor com 40% de painço, 40% de alpiste, 10% de semente de girassol e 10% de aveia sem casca. Como os agapornis são muito ativos é importante que o teor de proteína seja entre 18 e 25%.
Frutas e legumes são bem vindos, porém, as farinhadas, atualmente, já vêm com a posologia de vitaminas necessária às aves. Se ainda assim quiser oferecer frutas e legumes, as frutas mais indicadas são maçã, laranja e banana. Mas atenção: legumes e frutas oxidam muito rápido e podem ser prejudiciais às aves nesse estado, então tem que redobrar a atenção ao oferecê-los e trocá-los regularmente. Também pode dar uma rodela de milho verde uma vez por semana, e dia sim dia não quando as aves estiverem com filhotes.
Essas instruções servem para todas as espécies, porém para espécies menores como lilianae, nigrigenis, cana e tarantas, você pode complementar com um mix à parte contendo sementes de senha, perila, linhaça, níger, cártamo e colza.
O mix de sementes deve ser servido em um pote limpo de comida e deve ser trocado diariamente. Já a mistura de farinhada e extrusada, deve ser servida em um pote limpo de comida e trocado duas vezes por semana quando não tem filhotes no ninho. Quando tem filhotes no ninho, a reposição da mistura é diária.
Ao contrário da maioria das aves, nos agapornis não há a necessidade de aumentar o teor de proteína durante a reprodução, pois as próprias aves selecionarão as sementes necessárias. No entanto, na época de muito frio, é preciso aumentar a quantidade de comida, principalmente de aveia sem casca, para que se auto-protejam.
A alimentação para adultos e filhotes pode ser a mesma. Só não pode esquecer da pedra de cálcio, principalmente para filhotes e fêmeas em reprodução.
Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw
Manual de Julgamento – adquira o seu pelo whatsapp 11 98980-8592 ou e-mail federacaoob@uol.com.br ou pelo telefone 11 4524-4403, em horário comercial.
Conecte-se conosco!
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
federacaoob@uol.com.br
YouTube: http://www.youtube.com/fobbrasil