FACAS Artesanais, Industriais e Semi Industriais
7 de novembro de 2023Conheça nossa área de assinantes com conteúdos exclusivos filmados com diversos especialistas: https://membros.sobrevivencialismo.com/
Adquira os produtos Sobrevivencialismo aqui: https://www.lojasv.com.br/
????? ????? ?????:
✓ Seja membro do Sobrevivencialismo → https://apoia.se/sobrevivencialismo
✓ Curso de análise sobrevivencialista → https://go.hotmart.com/I15685946W
✓ Confira o livro “Receitas do Refúgio” → https://bit.ly/ebookprojetorefugio
Nossos parceiros:
✓ PALACIO DAS FERRAMENTAS: https://bit.ly/pferramentas
✓ MORGANTIS METAIS: https://bit.ly/3Hpog8H
???????:
✓ ??????? → comercial@sobrevivencialismo.com
Siga nossas mídias:
✓ Portal → https://sobrevivencialismo.com/
✓ Podcast → http://bit.ly/PodcastSV
✓ Cortes SV → https://www.youtube.com/channel/UCJhi0NgvmZBZS3AOi8EJMbg
✓ Instagram → https://www.instagram.com/svivencialismo
✓ Facebook → https://www.facebook.com/blog.sobrevivencialismo/
✓ Twitter → https://twitter.com/svivencialismo
O canal Sobrevivencialismo faz parte do portal de conteúdos “sobrevivencialismo.com” que visa ensinar as pessoas a reagirem de maneira efetiva em situações de sobrevivência e também se tornarem responsáveis pela própria vida.
Gostei! Papo reto sem migué… cada um avalia sua necessidade e sua possibilidade, de preferência sabendo diferenciar. Top.
ÓTIMO
Julio, sou Cuteleiro (einherjarsforge), creio que você tenha dito tudo de uma forma muito sucinta, um único ponto que devo adicionar. O cabo da faca é de chifre de cervo, não de osso hahaha. O que o torna mais único ainda, porque osso até tem uma base bem similar dependendo de qual osso é, mas o chifre de cervo vai mudar de cervo pra cervo.
As facas artesanais são singulares, são feitas mesmo que com um processo similar, nunca ficarão idênticas, eu nunca faço uma faca igual à outra, faço apenas por encomenda para ficarem exatamente do gosto do cliente, podendo mudar não só os materiais do cabo, (já fiz inclusive com osso de baleia), mas também o aço muda. Já fiz 3 facas que eram pra ser idênticas, utilizando os mesmos materiais e mesmo assim cada uma ficou única. Até as peças que corto no laser (principalmente as karambit por serem muito difíceis de se forjar), ficam únicas. É simplesmente uma arte milenar, e o que você comentou do preço estar sendo defasado por conta das facas (principalmente chinesas e paquistanesas) estarem inundando o mercado.
A arte irá sobreviver sempre, pois ainda temos pessoas que colecionam e entendem que a qualidade e singularidade de uma peça artesanal é totalmente diferente de uma peça fabricada em linha.
Ótimo vídeo, forte abraço!
Temos que lembrar também das lâminas de marca, mas que são falsificadas. Outro dia, vi uma Gerber Strongarm por cento e poucos Reais!!! E o pior é que tem gente que compra, nem dá uma pesquisada antes. Inclusive, essa Gerber do Bear Grylls aí tá com cara de Tabajara… kkkkkkkk
Como tudo na vida, tudo que envolve criação tem valores subjetivos.
Porém esse conceito “semi industrial” sinceramente não faz muito sentido em 2023, pois se fosse assim, teriamos que confeccionar o próprio aço como os primeiros cuteleiros faziam. Se o aço já vem da fábrica, tudo já é “semi industrial”. A tecnologia avança!
Na verdade faria mais sentido falar em lâminas com propósito mais artístico ou lâminas de uso prático, mesmo sendo em baixa escala ou em altissíma escala.
Outro ponto a destacar é a qualidade final do trabalho do cuteleiro. Tem cuteleiros que usam corte a lazer, usam materiais nobres e fazem um trabalho MUITO MELHOR em relação a maioria dos cuteleiros de braço, que se negam a evoluir, estudar, pois a metalurgia é algo extenso. E Sim, temos muitas lâminas artesanais bosta e cobram bem caro…
Ou seja, foda-se o processo. O que vale é o que ela proporciona, TANTO EM BELEZA COMO EM PERFORMANCE e se o preço corresponde.
Sugestão de pauta, faz conteudo sobre como lidar com a falta de energia eletrica, tipo o que ta acontecendo la em São Paulo