A CASA DE 150 ANOS E OS BIO FERTILIZANTES

9 de dezembro de 2023 6 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Assista aqui a primeira parte deste video

Site do Sampa Mais Rural
https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/

A agricultura em São Paulo e ousamos dizer em todas as grandes cidades, existe como forma de resistência ao concreto. Há locais em que a agricultura persiste, ela é resistência à especulação imobiliária e nas áreas que retomam a agricultura em áreas urbanizadas, ela é resistência da separação entre o homem e a natureza.

A agricultura existe desde que o homem se urbanizou. A cidade cresceu em cima de hortas, de roças, de sítios, de florestas manejadas pelos indígenas (que também resistem e existem em São Paulo), esse passado agrícola deixa saudades lembradas apenas por nomes de ruas, avenidas e bairros que quase não fazem sentido para os cidadãos atualmente.

A agricultura urbana tem diversas funções para a cidade e as pessoas. A primeira e mais fundamental é possibilitar a realização de um modo de vida, para pessoas que não se sujeitam a imposição do frenesi da cidade e, em meio a agitação e da velocidade conseguem manter um ritmo natural, conectados com a natureza, com as plantas com os animais, com as estações do ano e assim conseguem viver plenos, satisfeitos e também cheios de desafios e problemas, mas com força e sentido para seguir em frente.

A agricultura no meio da cidade é teimosa, sua resistência está em mostrar que não podemos dominar a natureza e que apesar da técnica e da tecnologia vamos ter no fim do inverno as calçadas sujas de amoras, calçadas rachadas de árvores e nas rachaduras vão crescer matos e Matos de Comer e que seremos sempre natureza. As hortas urbanas, periurbanas e rurais da cidade proporcionam um respiro e uma conexão, tão fundamental para todos.

#sampa+rural