A Traíra véu de ponta vermelha que valeria muito dinheiro, mas teria que estar viva…
17 de abril de 2024#BiólogoHenrique #Biólogo #peixes
Vídeo exclusivo para uso do Biólogo Henrique.
A traíra foi pescada pelo pai de Clayton Fernando Manzke, 52anos, representante comercial no ramo de aço, Santa Cruz do Sul, localidade Rio pardinho, Data da captura 02/09/22
Segundo o Biólogo Henrique, trata-se de um possível mutação que pode ter alongado as nadadeira, um fator muito procurado na aquariofilia e que poderia agregar um valor financeiro alto ao animal se estivesse vivo
Traíra ou lobó (Hoplias spp.) é o gênero de peixes carnívoros de água doce da família Erythrinidae. A traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa.
É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios. Nas regiões que oferecem boa alimentação, é comum que atinjam 69 centímetros de comprimento, e alguns exemplares excedem 4 quilogramas de peso. Sua pesca é feita de anzol, com isca de peixe ou carne; mesmo jovens com alguns centímetros de comprimento costumam atacar iscas em movimento, como as artificiais. Deve-se ter cuidado ao manipulá-la, pois costumam dar mordidas muito dolorosas e que sangram abundantemente. É indesejável em piscicultura, pois alimenta-se vorazmente de alevinos e peixes jovens de outras espécies. Tem marcada predileção por sombras e escuridão. É um peixe territorialista e canibal; protege suas crias até que se espalhem em meio a vegetação marginal.
Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo “traíra” também é utilizado como gíria no Brasil para identificar o indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas.
Apoiem o canal! Chave PIX: reidabalburdia@gmail.com
Se eu tivesse grana daria, muito lindo em um aquário.
Torcendo para que o Clayton encontre várias iguais e que em breve o acontecido seja só mais uma história de pescador 🙏
Sou biologo e doutor em animais de água doce, ornitólogo e paleontólogo possuo 8 represas ao longo dos rios da bacia do rio Tietê e Paranapanema entre os estados do Paraná e estado de São Paulo, médico veterinário especializado em peixes exóticos, tenho 1.448 exemplares dessa traíra em um aquário em Atibaia. Mas com as pontas vermelhas assim, jamais tinha visto.
Me chamo Maike Naldo Baguncinha.
Pior foi o tiozinho que levou uma véu de ponta vermelha pra fritar 🤣😂
Rapaz no meio científico esse vídeo deve ter repercutido muito .