Cobra Picou o Gato?

17 de abril de 2024 5 Por Canal do Youtube (Parceiro)



#BiólogoHenrique #Biólogo #animais

O passeio que seu gato doméstico faz pelo bairro não acaba bem para passarinhos, gambás, lagartixas e outros animais selvagens. E agora, graças a um novo estudo, podemos quantificar o dano que nossos amigos felinos causam.

Na verdade, eles matam ainda mais presas do que predadores naturais de tamanho semelhante, e não precisam ir muito longe para fazê-lo: os bichanos costumam se concentrar em um raio de 100 metros da casa onde moram.

PUBLICIDADE

“Descobrimos que os gatos domésticos causam impacto de duas a dez vezes maior na vida selvagem do que os predadores selvagens –um efeito impressionante”, disse Roland Kays, principal autor do estudo e zoólogo do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte. O estudo foi publicado na revista “Animal Conservation”.

Ao todo, 925 gatos domésticos em seis países foram equipados com aparelhos de GPS discretos para serem monitorados. Cientistas usaram os dados para rastrear não só os lugares frequentados pelos gatos, mas também as presas que eles capturavam e levavam para casa –em áreas rurais e urbanas nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália e na Nova Zelândia.

“Como eles são alimentados com comida de gato, os animais matam menos presas por dia do que os predadores selvagens, mas suas áreas de atuação eram tão pequenas que esse efeito nas presas locais acabava ficando realmente concentrado”, disse Kays. “Acrescente a isso a alta densidade artificial de gatos de estimação em algumas áreas, e o risco a aves e a pequenos mamíferos se agrava ainda mais.”

O estudo descobriu que os gatos domésticos matavam, em média, entre 14,2 a 38,9 presas por 100 acres (cerca de 400 metros quadrados) ao ano. A média é de 3,5 presas por mês por gato. Os pesquisadores acreditam que esse grande número se deve ao fato de que os bairros analisados tinham uma alta densidade de gatos –mais do que de predadores naturais.

“Sabíamos que os gatos estavam matando muitos animais –algumas estimativas mostram que os gatos na América do Norte matam de 10 bilhões a 30 bilhões de animais selvagens por ano–, mas não sabíamos a área em que isso estava acontecendo, ou como isso se comparava ao que vemos na natureza”, disse Kays.