Que bicho é esse? Serval, Savannah? | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024O gato Savannah é a maior das raças de gatos domésticos . Um gato Savannah resulta de um cruzamento entre um gato doméstico e um serval , um gato africano selvagem de tamanho médio e orelhas grandes. Este cruzamento incomum tornou-se popular entre os criadores no final da década de 1990 e, em 2001, a International Cat Association (TICA) o aceitou como uma nova raça registrada. Em maio de 2012, a TICA a aceitou como uma raça de campeonato.
Em 7 de abril de 1986, Judee Frank cruzou um serval macho, pertencente a Suzi Woods, com um gato doméstico siamês para produzir o primeiro gato Savannah (chamado Savannah). [4] Em 1996, Patrick Kelley e Joyce Sroufe escreveram a versão original do padrão da raça Savannah e a apresentaram ao conselho da TICA, e em 2001, o conselho aceitou a raça para registro. O gato Savannah pode vir em diferentes cores e padrões; no entanto, os padrões da raça TICA aceitam apenas padrões manchados com certas cores e combinações de cores.
Características físicas e técnicas de reprodução
Close mostrando ocelos atrás das orelhas e marcas de lágrimas abaixo dos olhos em um F1 Savannah de quatro meses
A construção alta e esguia do Savannah lhes dá a aparência de tamanho maior do que seu peso real. O tamanho depende muito da geração e do sexo, sendo os gatos machos híbridos F1 geralmente os maiores.
As gerações F1 e F2 são geralmente as maiores, devido à forte influência genética do ancestral serval africano. Tal como acontece com outros gatos híbridos, como o gato Chausie e Bengal , a maioria dos gatos de primeira geração possui muitas das características exóticas do serval, enquanto essas características geralmente diminuem nas gerações posteriores. As savanas masculinas tendem a ser maiores que as fêmeas.
As savanas de primeira geração podem pesar de 8 a 23 kg, com o maior peso geralmente atribuído aos machos castrados F1 ou F2 e principalmente devido à genética. As savanas de última geração pesam geralmente entre 2,5 e 8 kg. [5] Devido a fatores aleatórios na genética de Savannah, o tamanho pode variar significativamente, mesmo na mesma ninhada.
A pelagem de um Savannah deve ter um padrão manchado, o único padrão aceito pelo padrão da raça TICA. [6] Padrões e cores não padronizados incluem roseta, mármore, neve ( ponto ), azul, canela, chocolate, lilás (lavanda) e outras cores diluídas derivadas de fontes domésticas de genética de pelagem de gato .
Os cruzamentos domésticos desde os primeiros dias da década de 1990 impactaram muito o desenvolvimento da raça em características desejadas e não desejadas. A partir de 2012, a maioria dos criadores realiza emparelhamentos Savannah-Savannah; o uso de cruzamentos é considerado menos do que o desejado. Não há mais cruzamentos domésticos permitidos para a raça Savannah agora que o status de campeonato TICA foi alcançado. Anteriormente cruzamentos domésticos para a raça Savannah que eram permitidos na TICA eram o Egyptian Mau , o Ocicat , o Oriental Shorthair e o Domestic Shorthair . As savanas masculinas de F1 a F4 são estéreis; portanto, os criadores normalmente usam machos F5 para produzir a segunda geração com uma fêmea F1. [7]
Os cruzamentos não permitidos de acordo com o padrão da raça TICA incluem cruzamentos com gatos Bengal e Maine Coon . Essas raças inadmissíveis podem trazer muitas influências genéticas indesejadas. Os cruzamentos são muito raramente usados a partir de 2012, pois muitos machos férteis de Savannah estão disponíveis para reprodutores. Os criadores preferem usar uma raça Savannah, em vez de uma raça não Savannah, com o serval para produzir F1s para manter o maior número possível de raças.
A aparência exótica de um Savannah é muitas vezes devido à presença de muitas características específicas de serval. As mais proeminentes entre elas são as várias marcas de cores, as orelhas altas, profundamente em concha, largas, arredondadas e eretas, pernas muito longas; narizes gordos e inchados; e olhos encapuzados. Os corpos das savanas são longos e de pernas longas. Quando uma savana está em pé, sua extremidade traseira geralmente é mais alta que seus ombros proeminentes. A cabeça pequena é mais alta do que larga, e o gato tem um pescoço longo e fino. [8] A parte de trás das orelhas tem ocelos— uma faixa de luz central delimitada por preto, cinza escuro ou marrom, dando um efeito semelhante ao de um olho. A cauda curta tem anéis pretos, com uma ponta preta sólida. Os olhos são azuis em gatinhos (como em outros gatos), e podem ser verdes, marrons, dourados ou de um tom mesclado no adulto. Os olhos têm uma forma de “bumerangue”, com uma sobrancelha encapuzada para protegê-los da luz solar intensa. Idealmente, marcas pretas ou escuras de “raia de lágrima” ou “lágrima de chita” vão do canto dos olhos até os lados do nariz até os bigodes, muito parecidas com as de uma chita .
Gente, olha os miadinhos dele , que coisa fofuxaaaaa🥰🥰😻😻
Tem toda razão! Como sempre, não os animais mas o humano é o problema😢
Vou usar o trecho onde tu fala sobre os gatos de rua no meu kwai. Posso? Vou dar créditos.
Eu resgato gatos de rua. Obrigado.
Os meus são todos caçadores.
Já têm Caracal misturado com gato doméstico,o terror dos cachorros 🤣