Sucuri em Cima do Muro em são Simão São Paulo | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024Sucuri em Cima do Muro em são Simão São Paulo
sucuris, também conhecida como anacondas, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”. Quatro espécies são reconhecidas atualmente.
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predam
animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo Jaguar,que se aventuram muito perto da água.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri.”Sucurijuba” e “sucurujuba” provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”.”Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi.[6] “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”). “Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri. “Sucurijuba” e “sucurujuba”
provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”. “Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi. “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”).”Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Eunectes” vem do grego εὐνήκτης, significando “boa nadadora”,
Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao se apaixonar por uma mulher-sucuri, transformou-se em sucuri também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-sucuri, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ou ayahuasca –
Em 1997, foi lançado o filme de terror Anaconda, sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.
fonte: wikipedia
Fala, Henrique! Tudo bem?
Primeiramente quero te agradecer por ter comentado o vídeo, uma vez que o público sempre busca informações com os profissionais da área. Nós biólogos temos uma missão muito importante na educação ambiental e acho que você faz um trabalho muito legal e de maneira objetiva.
Sobre a sucuri, aqui em São Simão-SP, elas são muito comuns, inclusive dentro da cidade. A vegetação predominante aqui é o Cerrado.
O rio São Simão, que recebe o nome do município, corta a cidade toda. No final do ano passado resgatei um macho, que apareceu neste mesmo rio, ao lado da prefeitura.
Esta fêmea do vídeo estava em uma residência que o terreno dá de fundo pro rio, onde outras sucuris já foram avistadas e algumas resgatadas. No terreno da residência tem galinhas, cães, entre outros animais de estimação. Isso pode ter atraído a sucuri. Outra hipótese é que as fortes chuvas aumentaram demais a correnteza, forçando ela a buscar um ponto mais tranquilo. No dia do resgate o sol apareceu, após semanas de chuvas fortes. Provavelmente ela empoleirou no muro para regular a temperatura. Por sorte conseguimos resgatá-la e eu a levei para uma área isolada, onde já observei outros exemplares da espécie. Pesei ela na caixa, em uma balança convencional, e o peso exato é 27,8kg. Tenho os vídeos da soltura, caso queira compartilhar.
Abração e conte comigo!
Olá Henrique, muito maneiro o vídeos e o seu trabalho.
Eu amo animais, nunca em tempo algum,machuquei um animal.
Mas,contras sempre me assustaram,agora……o medo diminuiu e tenho até uma preferida !
A caninana !!!!!
Linda e emburrado há !!!!
Parabéns !!!!
Meu Biólogo preferido,aqui em Belém,em todos os bairros vc encontra fácil,aqui em Icoaraci onde moro,tem uma irmã em Cristo da minha igreja por nome Marinês,q cria cachorros,e vira e mexe uma sucuri pega um pra lanchar kkkkk vc é d+Henrique.
Esse lugar é perto da minha casa man
Essa sucuri anda meio indecisa…🤭😏