3 vezes que anaconda se deu mal com a onça pintada | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024O gestor da reserva La Aurora, Jorge Barragán, foi surpreendido pela cena enquanto guiava turistas em uma saída para observação da fauna local. “Na hora pude ver a onça tentando dominar a sucuri. A captura foi muito rápida, mas, ao sair da água, o felino demorou uns 40 minutos para dominar completamente a presa”, conta.
“Ele capturou a sucuri a uns 10 metros da água e deu mordidas fortes para abatê-la. O felino ficou no local por um tempo, mas assim que saímos ele escondeu a presa em uma pastagem alta”, detalha Jorge, que no dia seguinte ao flagrante registrou o felino dividindo a presa com o filhote.
fonte : O Globo
A onça-pintada ou jaguar nome científico Panthera onca, também conhecida como onça-preta (no caso dos indivíduos melanicos, é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão. Panthera (do grego πάνθηρ) é um gênero de felinos que inclui animais bem conhecidos, como o tigre, o leão, a onça, o leopardo e o leopardo das neves. Todas as espécies do gênero possuem um osso hioide incompletamente ossificado, com a laringe tendo cordas vocais proporcionalmente maiores e cobertas por uma grande almofada fibro-elástica. Isso permite a todas essas espécies (com exceção do leopardo das neves) sejam capazes de rugir.
As sucuris, também conhecida como anacondas, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e incluem uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde. O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”. Quatro espécies são reconhecidas atualmente.
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e
Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predam
animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo Jaguar,que se aventuram muito perto da água.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri.”Sucurijuba” e “sucurujuba” provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”.”Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi.[6] “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”). “Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Sucuri”, “sucuriú”, “sucuriju” e “sucuruju” provêm do tupi suku’ri. “Sucurijuba” e “sucurujuba”
provêm do termo tupi para “sucuri amarela”. “Boiaçu”, “boiguaçu”, “boiuçu”, “boioçu” e “boiçu” provêm da contração dos termos tupis mboîa, “cobra” e gûasu, “grande”. “Boiuna” provém do termo tupi para “cobra preta”: mboîuna.”Arigboia” possui origem tupi. “Anaconda” é proveniente do tâmil anai-kondra (“matadora de elefante”) ou do cingalês හෙනකඳයා (henakan̆dayā, “tronco relâmpago”).”Viborão” é o aumentativo de víbora.
“Eunectes” vem do grego εὐνήκτης, significando “boa nadadora”,
Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao se apaixonar por uma mulher-sucuri, transformou-se em sucuri também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-sucuri, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ou ayahuasca –
Em 1997, foi lançado o filme de terror Anaconda, sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.
fonte: wikipedia
#Biólogo #Biologia #BiólogoHenrique
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCxSbDOAmDA9xSDd3Numjsmg/join
O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas como Zoologia, Botânica, Ecologia e outras
NEM PENSAR
As onças são maravilhosas em questão de beleza e super predadores.
Em seu canal aprendi a admirar esses animais.
Obrigado professor 😊
Sucuri, Onça-pintada, gavião real e jacaré açú são predadores top de cadeia.
Linda demais a onça pintada animal espetacular.
Aí eu pergunto como escapar de uma onça sozinho e desarmado pois, se correr ela alcança, se pular no rio ela nada e pega e se subir na árvore ela a escala. É rezar pra Deus.
Por isso vi tanto cepticismo em relação ao jaguar vs anaconda no Animal Face Off.
Anacondas mesmo fêmeas não se atreveriam a atacar um jaguar adulto,ou acabariam em almoço ou matavam o jaguar mas ficariam com graves ferimentos.