O bote da Corallus hortulana | Shorts | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024Suaçubóia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSuaçubóia
Corallus hortulanus
Corallus hortulanus
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Género: Corallus
Espécie: C. hortulanus
A suaçubóia ou cobra-de-veado[1] (nome cientifico: Corallus hortulanus) é um réptil squamata da família Boidae e gênero Corallus. Estão distribuídos na América do Sul e no Brasil ocorrem na Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. São animais carnívoros de atividade noturna e possuem hábitos arborícolas e habitam principalmente florestas.
Características
São animais lentos de corpo esguio, apresentando policromia ,ou seja, muitas variações de cores dentro da espécie. Podem atingir 1,5 metro. A cabeça da Suaçubóia é triangular o que se destaca muito em relação ao corpo. Seu modo de reprodução é vivíparo, animais vivíparos são aqueles que se desenvolvem por completo dentro do corpo da mãe, podem ter até 25 filhotes. A expectativa de vida desses animais em cativeiro é de 15 anos. São amniotas, pois, os embriões são rodeados por uma membrana amniótica (ovo amniótico – amnion, córion, alanoide). Sendo da ordem Squamata pertencendo a subdivisão dos Scleroglossa (por aprenderem as presas pelas mandíbulas, irem atrás das presas..) e subdividido dentro dos Scleroglossa em Autarchoglossa, justamente por terem a língua bífida, isso ocorre porque nessa língua tem um órgão vomeronasal, ou seja, esses animais respiram pela língua (vomerolfação). As Suaçubóias não são peçonhetas, ao capturar a presa as aperta até a morte causando asfixia. Por possuir estruturas especiais termossensitivas ao longo das escamas da boca (fossetas labiais), é capaz de detectar uma presa mesmo em extrema escuridão pelo calor do seu corpo.
Essa espécie tem veneno?
dis os antigos q do rio grande do sul ela da o bote lá no Acre kkkkkk
Falou, falou, falou e não falou se é venenosa! 🤦🏼♂️
Cara, quando eu tinha uns 12 anos,estava andando na estrada do sítio em SC , derrepente eu avistei uma cobra parada no meio da estrada ,aí como eu não tinha consciência ambiental , comecei a atirar pedra nela , repito eu não tinha consciência de preservação,aí ela se enrolou e pulava muito longe pra dar o bote ,não lembro aí certo a distância e nem q cobra era ,mas nunca esqueço daquele episódio.
Socorroooooooo
Já ando olhando o chão, agora tenho que olhar pra cima?!! 😳😳😳 Eita cobra brava!!
Espertinha a malandrinha🐍😁