Raríssima Jararaca albina é capturada em Jaraguá do Sul SC | Biólogo Henrique | BiólogoChristian
17 de abril de 2024“Jararaca albina é capturada em casa de Jaraguá do Sul; FOTOS
Serpente foi encontrada na manhã deste sábado, próximo do portão da residência, que fica no bairro Jaraguá Esquerdo.
A serpente Bothrops jararaca, que é venenosa, foi encaminhada para a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). De acordo com o biólogo Christian Raboch, que trabalha na fundação, a espécie é comum em Santa Catarina, no entanto a coloração é considerada rara.
“Além da raridade de nascer um animal com essa anomalia genética, mais raro ainda é esse animal conseguir sobreviver e se desenvolver. Isso porque a coloração das jararacas ajuda ela a caçar, pois acabam se camuflando com o ambiente. Mas pelo visto essaconseguiu se virar super bem sem essa vantagem”, explicou.
Segundo a fundação, o animal estava próximo do portão da residência e as pessoas que passavam nas mediações que acionaram os bombeiros. Não havia ninguém na casa no momento do resgate e ninguém ficou ferido.
Raboch disse que a serpente está sendo monitorada, recebendo cuidados e deverá receber um destino apropriado nos próximos dias.
“Antes vamos entrar em contato com o pessoal do Butantan para ver se eles tem interesse em fazer uma nota científica sobre ela”, explicou.
fonte G1″
wikpedia:
A jararaca-da-mata (nome científico: Bothrops jararaca) é uma serpente de até 1,6 m, encontrada no Brasil (da Bahia ao Rio Grande do Sul) e em regiões adjacentes no Paraguai e Argentina. Origina -se do tupi yara’raka.
Agência FAPESP – A Organização Mundial da Saúde incluiu recentemente o ofidismo (acidentes provocados por serpentes venenosas) como uma doença tropical negligenciada. No Brasil, as mordidas de jararaca (Bothrops jararaca) respondem por cerca de 90% do total de acidentes com humanos envolvendo serpentes. O veneno da jararaca pode provocar lesões no local da mordida, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.[4] Entretanto, o cientista brasileiro Mauricio Oscar da Rocha e Silva isolou da peçonha dessa serpente o BPP (peptídeo potencializador da bradicinina). Esse composto serviu, nos anos 60, para o farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, que desenvolveu o Captopril, medicamento usado para o tratamento de hipertensão e casos de insuficiência cardíaca. Atualmente, grupos da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro estudam outras propriedades do veneno da Bothrops jararaca com possíveis efeitos contra doenças neurodegenerativas e trombose.
Possui corpo marrom com manchas triangulares escuras e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme, peculiaridades que propicia uma excelente camuflagem. Também é conhecida por jararaca-do-campo, jararaca-do-cerrado, jararaca-dormideira, jararaca-preguiçosa e jararaca-verdadeira.[1] Sua cor é marrom com amarelo escuro com rajas pretas. Perigosa, prepara o bote ao ver se aproximar qualquer ser. A cabeça tem uma faixa marrom que segue por trás do olho, dos dois lados da cabeça, de volta ao ângulo da boca tocando os três últimos supralabiais. A cor da língua é preta, e sua íris é ouro a ouro esverdeado.
Santa catarina, e td de bom bjuuu
Ela sendo albina,os filhotes dela também seriam albinos?
Pois está se deu muito bem está enorme
Que lindo animal. Parabéns pelo canal.
Humanidade sendo humanidade kkkk deixa o bicho em paz, só q não kkkk vai virar bicho de vitrine só para satisfazer a imbecilidade humana