Copperhead Cobra Cabeça de Cobre | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024Família: Viperidae
Subfamília: Crotalinae
Gênero: Agkistrodon
Espécie: contortrix
Subespécie: contortrix
Nomes comuns
(subesp. Contortrix) Southern Copperhead
Região
América do Norte
Países
Estados Unidos da América
Taxonomia e Biologia
Comprimento adulto: 0,75 m
Forma Geral
Cobra de corpo médio de comprimento moderadamente robusto com cauda moderadamente curta a curta, afinando rapidamente que termina com espinho caudal moderadamente longo. Pode crescer até um máximo de cerca de 1,32 metros. A cabeça é larga, achatada, triangular e distinta do pescoço. Canthus rostralis é proeminente. Os olhos são de tamanho médio com pupilas elípticas verticais. As escamas dorsais são quilhadas. A coluna caudal é curvada para baixo.
Habitat
Montes de madeira com afloramentos rochosos acima de cursos de água, perto de nascentes de desfiladeiros, plantações irrigadas ou perto de pântanos, pântanos e planícies costeiras periodicamente inundadas.
Hábitos
Principalmente uma cobra terrestre, mas entrará livremente na água. Se aquece durante o dia na primavera e no outono, principalmente noturno durante o verão, retornando à toca no final do outono. Os locais de cova são frequentemente afloramentos rochosos nas encostas. Prefere refúgios mais frios ou úmidos no verão, como paredes de pedra, montes de lixo ou serragem, fazendas abandonadas, troncos apodrecidos e pedras lisas perto de cursos de água.
Presas
Alimentam-se principalmente de lagartos, sapos, pequenos roedores, lagartas grandes e cigarras. Os juvenis agitam sua cauda com pontas amareladas ou esverdeadas para atrair as presas.
Tratamento
Resumo do tratamento
Picadas por espécies de Agkistrodon variam de apenas efeitos locais menores a efeitos locais moderados, raramente graves, o último potencialmente incluindo choque hipovolêmico. Os principais efeitos sistêmicos tendem a se limitar à coagulopatia, embora a miólise sistêmica seja um risco teórico, mas não a paralisia. Casos com grande envenenamento local ou sistêmico devem receber antiveneno IV.
Principais características de diagnóstico
Dor local, inchaço, equimoses ± coagulopatia e hemorragia
Abordagem Geral de Gestão
Todos os casos devem ser tratados como urgentes e potencialmente letais. Avaliação rápida e início do tratamento, incluindo antiveneno apropriado (se indicado e disponível) são obrigatórios. Admita todos os casos.
Terapia
antiveneno Apenas os antivenenos disponíveis são para espécies relacionadas, mas devem ser usados para envenenamento significativo
fonte: The University of Adelaide
4:35 – Víboras são cobras que vibram. A cascavel, a surucucu e a cabeça de cobre são víboras.
Morro de medo de cobras mas seus vidíos não pergo um
Vc professor é cativante dimais kkkkkkkk
Terrivelmente belas 😬
Fofoca de cobra…kkk balbúrdia pura
Linda mesmo!👏👏👏
A VIBURA DO GABÃO é muito linda,têm uma camoflagem lindíssima pra mim é a mais bonita de todas,via no Zoológico aqui de Lisboa Portugal,e têm uma cabeça quase do tamanho da minha mão.🇵🇹🤝🇧🇷👍
E o tratador das cobras do zoo de Lisboa Portugal,disse de todas as cobras venenosas a VIBORA DO GABÃO é a que tem os dentes maiores.🇵🇹🤝🇧🇷