Víbora da Morte Death Adder @AustralianReptilePark | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024Acanthophis é um gênero de cobras elapídeos . Comumente chamados de víboras da morte , eles são nativos da Austrália , Nova Guiné e ilhas próximas e estão entre as cobras mais venenosas do mundo. O nome dos deriva gênero dos antigos gregos Akanthos / ἄκανθος ( ‘espinha’) e ophis / ὄφις ( ‘cobra’), referindo-se a coluna na cauda do Death Adder.
Sete espécies estão listadas pelo ITIS , embora não esteja claro quantas espécies este gênero inclui, com números variando de 4 a 15 espécies sendo citadas.
Embora os víboras se assemelhem a víboras da família Viperidae , eles são, na verdade, membros da família Elapidae , que inclui cobras , mambas e cobras coral .
Ainda não está claro quantas espécies estão incluídas neste gênero . Tradicionalmente, apenas A. antarcticus , A. praelongus e A. pyrrhus foram reconhecidos. Em 1998, cinco novas espécies foram descritas ( A. barnetti , A. crotalusei , A. cummingi , A. wellsi e A. woolfi ) e em 2002 outras três foram descritas ( A. groenveldi , A. macgregori e A. yuwoni ). [4] Eles foram recebidos com ceticismo, e apenas A. wellsi , onde uma descrição extensa foi publicada, [5] foi amplamente reconhecida. [2] [8] Mais confusão existe sobre os causadores de mortes de Papua Nova Guiné e Indonésia . Eles foram colocados de várias maneiras em A. antarcticus ou A. praelongus . Em 2005, foi demonstrado que nenhum dos dois é apropriado, e os víbulos mortais da Nova Guiné se dividem em dois clados principais : [9] O complexo A. laevis de escala bastante suave (incluindo víboras mortais de Seram ) e o A. rugosus de escala ásperacomplexo. Este último pode ser dividido em dois subclados; um, A. rugosus sensu stricto , do sul da Nova Guiné , e um segundo, A. hawkei , do norte de Queensland e Território do Norte na Austrália. É provável que alguns deles incluam mais de uma espécie, já que as populações incluídas, por exemplo, em A. laevis mostram ampla variação tanto no padrão quanto na escala
Somadores de morte são muito víbora -como na aparência, ter um curto, corpo robusto, triangulares em forma de cabeças e pequenas subocular escalas . Eles também têm pupilas verticais e muitas escamas pequenas no topo da cabeça. Suas presas também são mais longas e móveis do que a maioria dos outros elapídeos, embora ainda estejam longe do tamanho visto em algumas das verdadeiras víboras. Apesar do nome, não são parentes dos víboras , que são membros da família Viperidae , e sua aparência semelhante se deve à evolução convergente .
Normalmente levam de 2 a 3 anos para atingir o tamanho adulto. As fêmeas geralmente são ligeiramente maiores do que os machos. Eles também podem ser facilmente distinguidos de outras cobras australianas por causa de uma pequena isca parecida com uma minhoca na ponta da cauda, que é usada para atrair presas. A maioria tem grandes faixas ao redor do corpo, embora a cor em si seja variável, dependendo de sua localidade. As cores são geralmente pretas, cinzas ou vermelhas e amarelas, mas também incluem marrom e cinza esverdeado.
Os causadores da morte podem injetar em média 40–100 mg de veneno altamente tóxico com uma picada. O LD 50 do veneno foi relatado como 0,4–0,5 mg / kg subcutâneo e é completamente neurotóxico , não contendo hemotoxinas nem miotoxinas , ao contrário dos venenos da maioria das cobras venenosas.
Uma mordida de um víbora da morte pode causar paralisia que parece pequena no início, mas pode causar a morte de uma parada respiratória completa em seis horas. Os sintomas de envenenamento podem ser revertidos com o uso de antiveneno mortífero ou anticolinesterásicos , que rompem o bloqueio sináptico ao tornar a acetilcolina mais disponível ao sistema nervoso parassimpático , mitigando os efeitos do veneno.
Antes da introdução do antiveneno, é relatado que cerca de 50% das picadas de víboras mortais foram fatais. Uma mordida fatal é menos provável agora, pois o antiveneno está amplamente disponível e a progressão dos sintomas de envenenamento é lenta.
fonte: wikpedia
Boa tarde, muito boa explicação!só não falou da peçonha
Amo os vídeos do biólogo não consigo passar sem assistir ❤🙏🏼💪🏼
enrique que víbora linda cara eu ti sigo a um bom tempo
Um exemplo perfeito de evolução convergente
Valeu biólogo Henrique
Qual a DL50 dela ?