Mamba Negra Verde? Green Mamba | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024Mambas são serpentes africanas do gênero Dendroaspis, família Elapidae. Quatro espécies existentes são reconhecidas atualmente; sendo três essencialmente arbóreas e de cor verde, enquanto a chamada mamba-negra, Dendroaspis polylepis, é amplamente terrestre e geralmente de cor marrom ou cinza. Todas as espécies do gênero são nativas de várias regiões na África subsariana, temidas em toda a extensão, especialmente a mamba-negra. Na África, existem muitas lendas e histórias sobre mamba.São extremamente venenosas; seu veneno contém neurotoxinas que podem ser fatais sem o tratamento e o antídoto.
As três espécies verdes de mambas são arbóreas, enquanto que a mamba negra é amplamente terrestre. A mamba negra é uma das maiores e mais venenosas da África. Todas as quatro espécies são caçadores diurnos ativos, atacando pássaros, lagartos e pequenos mamíferos. Ao cair da noite, algumas espécies, especialmente a mamba negra terrestre, abrigam-se em uma toca. Uma mamba pode manter o mesmo covil por anos.
Mambas e cobras são da mesma família: Elapidae. Quando ameaçada, uma mamba recua, com as bocas abertas e o pescoço ligeiramente expandido ou achatado (formando um “capuz”).
Histórias de mambas negras que perseguem e atacam humanos são comuns, mas na verdade as cobras geralmente evitam o contato com humanos.Os casos mais aparentes de perseguição provavelmente são exemplos de onde as testemunhas confundiram a tentativa da cobra de se retirar para seu covil quando um humano está no caminho.A mamba negra geralmente usa sua velocidade para escapar de ameaças, e os humanos, na verdade, são seus principais predadores, ao invés de suas presas
Todas as mambas são altamente venenosas. Seus venenos consistem principalmente de neurotoxinas, particularmente a dendrotoxina, que interfere com os canais de K+ dependentes de voltagem, causando paralisia e, possivelmente, morte pelo bloqueio de sinais dos nervos para os músculos.Além das neurotoxinas, também carregam cardiotoxinas e fasciculinas.Outros componentes podem incluir calcicludina, que é um componente conhecido do veneno da mamba-verde-oriental,[12] e calciseptina, que é um componente do veneno da mamba-negra.
A toxicidade de espécimes individuais dentro da mesma espécie e subespécie pode variar muito com base em vários fatores, como região geográfica, clima e altitude.
Uma mordida pode ser fatal para humanos sem acesso a tratamento adequado, primeiros socorros e subsequente soro antiofídico, uma vez a toxina desativa os pulmões e o coração. Antes do soro antiveneno estar disponível, envenenamentos por mambas carregavam uma alta taxa de mortalidade. Mordidas de mamba-negra não tratadas têm uma taxa de mortalidade de 100%. Atualmente, todavia, as fatalidades tornaram-se muito mais raras devido à ampla disponibilidade do tratamento
Toxinas
A toxina Mamba (ou dendrotoxina) consiste em vários componentes, com alvos diferentes. Exemplos são:
Dendrotoxina 1, que inibe os canais de K+ no nível pré e pós-sináptico no músculo liso intestinal. Também inibe os canais de K+ sensíveis ao Ca2+ do músculo esquelético de ratos‚ incorporado em bicamadas planas (Kd = 90 nM em 50 mM KCl).
Dendrotoxina 3, que inibe os receptores M4 de acetilcolina.
Dendrotoxina 7, comumente referido como toxina muscarínica 7 (MT7) inibe os receptores de acetilcolina M1.[18]
Dendrotoxina K, estruturalmente homólogo aos inibidores de proteinase do tipo Kunitz com atividade como um bloqueador seletivo de canais de potássio dependentes de voltagem
A mamba-verde-oriental ou mamba-comum (Dendroaspis angusticeps) é uma cobra arborícola venenosa e diurna, nativa do sudeste de África. As mambas-verdes-orientais são os menores membros do gênero das mambas, medindo cerca de 1, 8m, com relatos de espécimes que chegaram aos 3, 7m. São verdes, brilhantes, compridas e finas.
Dendroaspis jamesoni
A mamba-verde-ocidental (Dendroaspis viridis) é uma cobra arborícola comprida, fina e venenosa originária do Oeste de África incluindo a Libéria e a Costa do Marfim. Possui grandes escamas verdes contornadas de negro, podendo crescer até dois metros de comprimento. As escamas da cauda são amarelas e contornadas a negro. É principalmente diurna, mas pode ser activa à noite também. O seu habitat é a floresta tropical. As suas presas naturais incluem aves, lagartos e mamíferos. Dois parentes muito próximos são a mamba-verde-oriental e a mamba-negra.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dendroaspis viridis
A mamba-verde-ocidental tem umas das picadas de cobras mais letais perdendo só para a mamba-negra
fonte: wikipedia
#BiólogoHenrique #Snake #Cobras
Nosso Canal está fazendo um bom trabalho de conscientização ambiental, considere em apoiar o canal com um PIX.
Chave PIX: reidabalburdia@gmail.com
Artigos relacionados no Nosso site: http://www.biologohenrique.com
Como são lindas
Boa tarde Henrique, eu tive em Guiné bissau em 2018 e fiquei um bom tempo lá. Acabei tendo encontro com a temida mamba Negra e mamba verde, graças a Deus nunca tive problema. E realmente essas cobras são lindas
fico o vídeo todo sem dar like mas quando tu põe a máscara da Balbúrdia já era…. Já sei q a empolgação pelo amor o trabalho está nos contagiando. Aí…. Soco no like irmão !!!
Ouvi dizer que o veneno da mamba negra é mais potente do que da mamba verde. Isso procede?
sou do nordeste Alagoas e já vi muitas cobras verdes em árvores no serrado que tipo de espécies são as cobras verdes do nordeste?????