Cobra Capim | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024Erythrolamprus poecilogyrus
A cobra-de-capim é uma espécie sul-americana de serpente não peçonhenta da família dos colubrídeos. Tais répteis medem cerca de 70 cm de comprimento quando adultos, onde 13 a 20% deste tamanho correspondem à cauda. São normalmente avistadas em áreas abertas próximos a cursos de água, como banhados, açudes, arroios e rios, onde costumam se alimentar.
A cobra-d’água, como também é popularmente conhecida, é um animal diurno, cuja atividade ocorre mais de maneira mais intensa durante o início da manhã e no fim da tarde, quando as temperaturas estão menos elevadas. O mesmo se estende ao longo do ano todo, quando os registros são mais elevados durante os meses de novembro a janeiro. Costumam viver em ambientes onde a temperatura fique entre os 20 °C e 25 °C e haja abundância de umidade e locais para se esconder, como troncos, folhas e pedras.
De índole pacífica, geralmente foge quando perturbada, ou, quando capturada, utiliza como método de defesa descargas cloacais fétidas para afugentar possíveis predadores.
Reprodução
O período de reprodução dá início com o acasalamento nos meses entre agosto e novembro e em janeiro. Ovípara, há registros de desovas constituídas por 3 a 9 ovos, em média três meses depois do cópula, frequente entre os meses entre novembro e fevereiro, e então, aproximadamente dois meses depois, os filhotes nascem entre janeiro e abril.
Apresenta grande variação ontogenética, sendo os filhotes sempre muito manchados e de fundo claro, com colar nucal preto.
A identificação das fêmeas também é fácil quando se trata de indivíduos adultos, pois elas geralmente atingem um tamanho corporal maior do que os machos.
Alimentação
A dieta da espécie consiste principalmente de anuros, tanto os adultos quanto ovas e larvas (girinos), mas consome também peixes.
Sub-espécies
A espécie possui uma ampla distribuição geográfica, havendo ocorrência do leste dos andes até quase toda a América do Sul. É comum também apresentar uma grande variação de colorido ao longo dessa distribuição
#Biólogo #Biologia #BiólogoHenrique
Através de você Henrique, estou aprendendo e ao mesmo tempo conscientizando as pessoas a não matar nossa fauna reptiliana em especial às cobras obrigado e que Deus te abençoe ricamente, abraços amigo 👏🙏🐍🐊🦖
Gratidão por nos ensinar ,ontem encontrei uma cobra capim filhote ,na hora vi que era ela ,estava carregando caminhao com podas de plantaas e a encontrei ,resgatei ela e soltei na mata fechada próximo a um corrego,pois la no condomínio certesa que seria morta
Não tenho pretensão alguma em me aventurar em ministrar aulas sôbre serpentes, ao contrário, acompanho as postagens do Mestre Biólogo Henrique, para aprender um pouco mais, além do pouco que sei, sôbre herpetologia.
Cue cobra linda beijo 🥰🥰🥰😘😘😘😘😘😘😘
Queria saber sobre a COBRA LIMA, que tem o corpo triangular, como uma lima de amolar serrotes. Vi uma foto em livro, nós anos 80.
Tem filhote dela legalizado? Morro de vontade de ter cobra mas tenho pena de dar roedor, porém peixes e anfíbios aqui na minha chácara tem muitos e eu não sofreria tanto para alimentar como sofro vendo os ratinhos morrerem! 🙁
A cobra 🐍 capim agente pode domésticala criá-la como pety????🤔❓
Vi uma parecida , com a cabeça vermelha , será que era capim também?