Mamba-negra | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024A mamba negra ( Dendroaspis polylepis ) é uma espécie de cobra grande e extremamente venenosa pertencente à família Elapidae . É nativo de partes da África Subsaariana . Descrita pela primeira vez formalmente por Albert Günther em 1864, é a segunda cobra venenosa mais longa depois da cobra-real ; espécimes maduros geralmente excedem 2 m (6 pés 7 pol.) e normalmente crescem até 3 m (9 pés 10 pol.). Foram relatadas amostras de 4,3 a 4,5 m (14 pés 1 pol. A 14 pés 9 pol.). A cor da pele varia do cinza ao marrom escuro. As mambas pretas juvenis tendem a ser mais pálidas que os adultos e escurecem com a idade.
A espécie é terrestre (viva no solo) e arbórea (viva na árvore); habita savana , bosque , encostas rochosas e, em algumas regiões, floresta densa. É diurno e é conhecido por atacar pássaros e pequenos mamíferos. Em superfícies adequadas, ele pode se mover a velocidades de até 16 km / h (10 mph) para distâncias curtas. As mambas negras adultas têm poucos predadores naturais.
Em uma exibição de ameaça , a mamba preta geralmente abre sua boca preta como tinta, espalha a aba estreita do pescoço e às vezes chia. É capaz de golpear a distâncias consideráveis e pode entregar uma série de mordidas em rápida sucessão. Seu veneno é composto principalmente de neurotoxinas que freqüentemente induzem sintomas em dez minutos e é freqüentemente fatal, a menos que o antiveneno seja administrado. Apesar de sua reputação como uma espécie formidável e altamente agressiva, a mamba negra ataca os humanos apenas se for ameaçada ou encurralada. É classificado como o menos preocupante na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) .
A primeira descrição formal da mamba negra foi feita em 1864 pelo zoólogo britânico Albert Günther, nascido na Alemanha . Um único espécime foi uma das muitas espécies de cobras coletadas por John Kirk , um naturalista que acompanhou David Livingstone na Segunda expedição ao Zambeze de 1858–1864 . [4] Este espécime é o holótipo e está alojado no Museu de História Natural de Londres . [3] O nome genérico da espécie é derivado das palavras gregas antigas dendron ( δένδρον ), “árvore” easpis ( ἀσπίς ) ” asp “, e o epíteto específico polylepis é derivado do grego antigo poly ( πολύ ) que significa “muitos” e lepis ( λεπίς ) que significa “escala”. [5] O termo “mamba” é derivado da palavra zulu ” imamba ” (que significa escalas). Na Tanzânia, um nome local Ngindo é ndemalunyayo (“cortador de grama”) porque supostamente corta grama. [7]
Em 1873, o naturalista alemão Wilhelm Peters descreveu Dendraspis Antinorii a partir de um espécime no museu de Gênova que foi coletado pelo explorador italiano Orazio Antinori no que hoje é o norte da Eritreia . Isso foi posteriormente considerado como uma subespécie [3] e não é mais considerado distinto. Em 1896, o zoólogo belga-britânico George Albert Boulenger combinou a espécie Dendroaspis polylepis como um todo com a mamba verde oriental ( Dendroaspis angusticeps ), um aglomeradodiagnóstico que permaneceu em vigor até 1946, quando a herpetologista sul-africana Vivian FitzSimons novamente os dividiu em espécies diferentes.Uma análise genética de 2016 mostrou que as mambas pretas e verdes orientais são parentes mais próximos umas das outras e estão mais distantemente relacionadas à mamba de Jameson ( Dendroaspis jamesoni ).
A mamba negra é uma cobra longa, esguia e cilíndrica. Tem uma cabeça em forma de caixão com uma sobrancelha um tanto pronunciada e um olho de tamanho médio. [12] [13] O comprimento da cobra adulta normalmente varia de 2 a 3 m (6 pés 7 pol. A 9 pés 10 pol.), Mas os espécimes cresceram para comprimentos de 4,3 a 4,5 m (14 pés 1 pol. A 14 pés 9 pol.) . [10] [13] É a segunda espécie de cobra venenosa mais longa, excedida em comprimento apenas pela cobra-real . A mamba negra é uma cobra proteroglífica (com presas dianteiras), com presas de até 6,5 mm (0,26 pol.) De comprimento, ocalizadas na parte frontal da maxila . [14]A cauda da espécie é longa e fina, as vértebras caudais representando 17-25% do comprimento do corpo. [12] A massa corporal das mambas negras foi relatada em cerca de 1,6 kg (3,5 lb), embora um estudo de sete mambas negras tenha encontrado um peso médio de 1,03 kg (2,3 lb), variando de 520 g (1,15 lb) para uma amostra de comprimento total de 1,01 m (3 pés 4 pol.) a 2,4 kg (5,3 lb) para uma amostra de comprimento total de 2,57 m (8 pés 5 pol.).
Os espécimes variam consideravelmente na cor, incluindo oliva, marrom-amarelado, cáqui e bronze, mas raramente são pretos. As escamas de alguns indivíduos podem ter um brilho arroxeado. Os indivíduos ocasionalmente apresentam manchas escuras em direção à parte posterior, que podem aparecer na forma de faixas cruzadas diagonais. As mambas pretas têm barrigas branco-acinzentadas e o interior da boca é cinza-azulado escuro a quase preto.
fonte: Wikipedia
Essa cobra é um demônio. Kkkk
Parabens pela sua explicação.
BIÓLOGO HENRIQUE, JÁ OUVI FALAR QUE UMA SERPENTE PODE HIPNOTIZAR UM SER HUMANO , ISTO É VERDADE ?
O senhor é muito top biológico Henrique de verdade gasto muito do meu tempo vendo seus conteúdos …e lembrando que ajuda a espalhar o conhecimento pra muitos malucos que existe pôr aí
“cidade do pé junto”. 😂