A BODEGA DO VAVÁ – CHICO ABELHA TOMA O XIXI DE JUMENTO
20 de julho de 2022Valfredo Chianca, um comerciante mais conhecido como seu Vavá, fundou este espaço na década de 70. Até quando esteve sob sua administração, o comércio tradicional era mais um espaço de vendas de diversos tipos de produtos. Com sua morte, em 2013, o filho caçula assume o comércio se tornando o 6º bodegueiro mais antigo de Areia. João de Menezes mantém o nome Budega do Vavá, mas mudou o conceito do comércio e o transformou em ponto turístico da cidade, sendo hoje um espaço onde estão concentradas todas as cachaças artesanais da Paraíba, além de doces, rapaduras e mel de engenho.
No intuito de homenagear seu pai, João Chianca renomeia uma das criações de seu pai e a batiza dando-lhe o nome de Cachaça do Vavá, e a confere mais de 40 sabores. O grande diferencial da Budega do Vavá também é a variedade de licores feitos à base de cachaça e cachaças saborizadas produzidas por ele, entre as mais exóticas estão: rapadura com pimenta, a “Descontrolada” produzida numa infusão de raízes; a “Xixi de Jumento”, feita com abacaxi; e a “Orvalho da serra” a base cravo, cana de açúcar, gengibre e jenipapo.
Daqui saem mais de 500 litros de cachaça por mês, segundo João de Menezes. Ele reforça ainda que todo turista que entra na Budega deve provar as iguarias num penico, no caneco ou numa cabaça.
Instagram:@budega_do_vava
Agradeço ao Canal Oxente Paraíba pelas imagens cedidas
https://www.youtube.com/c/CanalOxentePara%C3%ADba