MUTIRÃO DA COLHEITA DO MILHO – SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE MG

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Reunir amigos e parentes e trocar dias ou horas de trabalho era uma maneira que o povo da roça tinha de se ajudar e viabilizar tarefas que não podiam ser adiadas.
Assim, havendo necessidade de uma roçada de pasto, uma colheita, uma capina ou construção de moradia, as pessoas se organizavam e executavam a tarefa. As horas gastas seriam repostas segundo a necessidade de cada família.
Nos mutirões era tradição o dono da propriedade servir café, pinga e as refeições. Dele participavam mulheres, crianças e adultos, segundo o tipo de tarefa a ser executado.
Em São Sebastião do Rio Verde, Edson Nogueira havia ouvido falar dos mutirões da boca de seus pais e avós. Para saber como era e também por necessidade, há 5 anos ele reúne os amigos e parentes para a colheita e posterior transporte do milho seco em carros de boi, até o paiol em sua propriedade 7km distante da roça. Este vídeo é o registro do mutirão da quebra do milho que na semana seguinte será transportado por pelo menos 15 carros de boi de carreiros que já prometeram ajuda.

Trilha sonora de Ari Frello
Conheça o trabalho do artista no Instagram

https://instagram.com/arifrello

Agradeço Roger de Assis Nogueira pelas imagens feitas com um drone e gentilmente cedidas para este video.
Quem quiser conhecer o trabalho do Roger com videos da cidade de São Sebastião do Rio Verde, clique no link abaixo…