MOCHANDO BEZERROS NA ROÇA

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Em rebanhos de gado leiteiro e de corte é de suma importância que os animais sejam mochados, pois a ausência de chifres facilita o manejo na propriedade. Essa técnica só não é feita quando o chifre é fator de caracterização racial, no caso de gado elite.
Nos tempos modernos, com a intensificação dos sistemas de produção, são várias as vantagens proporcionadas pela criação de animais mochos: o convívio dos mesmos é mais amistoso, evitando traumatismos no corpo e estragos no couro, causados por brigas eventuais; necessita de menos espaço de curral e cochos para ração, sal ou água; necessitam de menos espaço também para transporte; além disso, em rebanhos, a ocorrência de animais dominadores, que expulsam os demais do suprimento de alimentos ou da proximidade de fêmeas para serem cobertas, é bem mais frequente e, além disso, obter uma uniformidade e estética do rebanho.
A mochação é feita em animais novos, consiste na queima do botão, que origina o chifre. A idade ideal para descorna dos bezerros é em torno de 30 dias após o nascimento, pois nesta idade apresentará somente o “botão” do chifre, o qual ainda se encontra fixado somente à pele não tendo ainda se fixado ao osso da cabeça, facilitando o trabalho quando comparado com animais de maior era. Desta forma, a queima não é muito profunda, sendo a cicatrização mais rápida, evitando o estresse do animal. Pode ser utlizado nessa prática o ferro de mochação ou o mochador elétrico.