Picado por jararaca, homem leva serpente à UPA e surpreende equipe médica
22 de agosto de 2024#animais #faunasilvestre #meioambiente #natureza #flagranteanimal #comportamentoanimal #etologia #bio #biologia #biologo #biologa #biologicas #ciência #animal #zoo #zoologia #ecologia #bichos #bicho #vocesabia #curiosidades #biologohenrique
Um homem de 58 anos surpreendeu os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Perequê, em Guarujá, no litoral de São Paulo, ao chegar ao local com uma cobra da espécie jararaca (Bothrops jararaca), dentro de uma sacola plástica. Ele foi picado pela serpente e a levou para identificação.
O caso aconteceu no dia 5 de agosto e, segundo relato do homem, ele foi picado na mão direita, enquanto tentava remover a cobra, que estava em seu local de trabalho. Sem saber a espécie do animal, ele decidiu levá-lo à UPA, para que a identificação fosse feita de forma correta
O paciente precisou ser encaminhado para atendimento especializado no Hospital Santo Amaro (HSA). À reportagem, o HSA informou que a vítima da picada foi prontamente atendida pela equipe especializada, tomou soro, ficou internado para controle de função renal, o que é de praxe nessa situação, e já recebeu alta médica.
Por meio de nota, a prefeitura de Guarujá informou que a jararaca foi recolhida por uma equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) e levada para o morro da Barra, na região de Santa Cruz dos Navegantes, onde foi solta em seu habitat.
Fonte: Jornal CN por Leildo Silva
Cuidados
O biólogo Henrique Charles, conhecido como “Biólogo das Cobras”, orienta que, em caso de picada de serpente, não é necessário levar o animal ao hospital. A recomendação é lavar a área afetada com água e sabão, se possível, e ligar imediatamente para o Samu, para ser encaminhado ao hospital. Não se deve fazer cortes, torniquetes ou tentar tirar o veneno, pois isso aumenta o risco de agravar a situação
O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas.
No canal do YouTube Biólogo Henrique – o Biólogo das Cobras exibe a biologia das Serpentes de maneira inusitada, abordando temas em defesa da fauna silvestre, da Ciência, combate à pseudociência, defesa do profissional Biólogo, do meio ambiente, preservação da natureza, educação ambiental, zoologia, ecologia, sustentabilidade, saúde e cultura nerd.
Apresenta, explica e trata o tema animal de maneira divertida e descontraída, sobre cobras do mundo, serpentes brasileiras (como jararaca, jararacuçu, cascavel, surucucu, urutu cruzeiro, cobra coral) e demais animais peçonhentos (como abelha, taturana, escorpião, aranha), saúde pública e importância médica
Curiosidades da fauna silvestre também são abordadas, exibindo a biodiversidade do Brasil e do mundo, incluindo vídeos de predadores como onça, leão, leopardo, tigre, jaguatirica, demais felinos, urso, lobo, hienas, águia, gavião, falcão, coruja, tucano, araçari, seriema, dentre outras aves, jacaré, crocodilo, cobra-rei, anaconda, píton, tubarão, orca entre outros…, com destaque para o dia a dia da vida animal, revelando suas características, estado de conservação, exibindo flagrantes das relações ecológicas de bichos como macaco, mico, elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, zebra, bicho-preguiça, sapo, inseto e muitos outros que terão a oportunidade de vislumbrar e saber mais sobre eles.
Acompanhe o canal, inscreva-se para não perder vídeos novos, comente sua opinião ou experiência vivida com algum bicho e compartilhe com amigos!!!!