Como começar a criar aves exóticas – Ep.6 – quando usar ama-seca, anilhar e separar os filhotes
20 de julho de 2022Esse vídeo é um oferecimento do APP Criação Pró – o controle de seu plantel na palma da mão.
BAIXE GRÁTIS NA APPLE STORE E GOOGLE PLAY
CONTATO
Facebook – https://www.facebook.com/criacaoproapp
Instagram – https://www.instagram.com/criacaopro95pts/
Acompanhe nossa série de vídeos para você que está começando a criar aves em ambiente doméstico.
.
Você já sabe que o primeiro passo é se filiar a um clube ornitológico. Depois, vem a escolha das aves, que além de despertarem sua paixão, devem ter boa procedência, vindas de criadores legalizados.
MEU PET “EXÓTICO”
O segmento de pássaros exóticos da FOB – Federação Ornitológica do Brasil, é formado por oito grupos distintos: Mandarins, Diamantes de Gould, Manons, Calafates, Bavetes, Exóticos Diversos, Exóticos Raros e Columbídeos, esses grupos contabilizam mais de 100 espécies de aves distintas.
Nos vídeos anteriores, sobre aves exóticas, você pode assistir sobre alimentação e reprodução, aqui vamos expandir nosso assunto para filhotes, anilhamento, amas-secas e concursos.
Você já preparou os ninhos, escolheu os casais, que botaram os ovos! E agora? Os pais se revezam para chocar os ovos, que levam, em geral, de 16 a 18 dias para incubação na maioria das espécies exóticas. Ou, havendo necessidade, você deve transferir os ovos para serem chocados por amas-secas.
AMAS SECAS
É comum alguns pássaros, entre os exóticos, não aceitarem ou não criarem bem os seus filhotes, para isso você transfere o ninho para outra gaiola com uma ama-seca, ou seja, um pássaro que crie bem. As amas-secas dos pássaros exóticos são os Manons, essa espécie que apresenta enorme aptidão na reprodução. Essas amas-secas, se possível, devem ser criadas pelo próprio criador, que fará uma seleção dos melhores tratadores.
Para saber se há a necessidade de usar a ama-seca ou não para um determinado casal, o indicado é fazer esse questionamento ao criador de quem está adquirindo suas aves, se são provenientes de cria natural ou de amas-secas. Se forem provenientes de ama-seca, provavelmente seus filhotes também serão. Além disso, deve observar o casal, se perceber que faz a postura mas não choca os ovos, ou choca, mas quando nascem os filhotes, os mesmos são jogados para fora do ninho, ou que o casal não trata seus filhotes, esses irão precisar de ama-seca. O melhor sempre será que os ovos sejam colocados nas amas e sejam chocados por elas, no caso de filhotes já nascidos o sucesso nessa troca nem sempre ocorre, mas caso seja necessário remanejar um filhote já nascido o melhor é colocar num ninho onde já tenha filhotes com idade e tamanho parecido ao filhote enxertado.
ANILHAMENTO
Ao começar qualquer criação de aves em ambiente doméstico você deve procurar o seu clube ornitológico para pedir a confecção de anilhas. A anilha é a identificação legal do pássaro e é obrigatória para participar de concursos na FOB. É muito importante se programar a se organizar para que nenhum filhote fique sem registro, pois as anilhas chegam, geralmente, pelo correio, e isso pode demorar alguns dias. Os filhotes devem ser anilhados entre o 6º e 8º dias de vida, acompanhe o desenvolvimento e vá testando, se for o caso, ajuste o dia.
SEPARAÇÃO DOS FILHOTES
A cria torna-se independente em média com 45 dias, quando deve ser separada dos pais ou das amas. Eles devem ser colocados em gaiolas grandes, tipo voadeiras, para desenvolverem melhor a musculatura. Forneça mais comida nessa fase que é uma das mais críticas da criação e evita, também, briga entre os filhotes pela disputa por alimento.
PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS
A preparação das aves é igual para os 9 grupos que compõe o segmento. O criador deve observar aquelas que chamam mais a atenção nas voadeiras, melhor tamanho, forma, cor, enfim as que estão mais próximas do padrão de concurso da espécie e individualizá-las em gaiolas compatíveis para o tamanho da ave, de preferência iguais às que a FOB disponibiliza durante o concurso para que a ave esteja adaptada à gaiola quando chegar ao campeonato.
Agora que você já tem todas as informações que precisa, já pode iniciar a sua criação de exóticos! E aí, você gostou da nossa série de vídeos para quem quer iniciar uma criação de exóticos? Deixe seu comentário.
Inscreva-se no canal, deixe seu like nesse vídeo e vem com a gente nesse voo!
Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw
Manual de Julgamento – adquira o seu pelo whatsapp 11 98980-8592 ou e-mail federacaoob@uol.com.br ou pelo telefone 11 4524-4403, em horário comercial.
Conecte-se conosco!
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
federacaoob@uol.com.br
YouTube: http://www.youtube.com/fobbrasil