COMEDOURO PARA CALOPSITA / ARGILA!

29 de julho de 2022 16 Por Canal do Youtube (Parceiro)



O que mostramos: Desde a ida ao local natural da argila no nosso sítio, até a confecção da argila nas mãos do oleiro em forma de comedouros.
Informações sobre: A Argila é um elemento natural de granulação fina, muito utilizada na estética humana, e em alguns casos até na alimentação.
Porém na natureza a argila é muito importante para a vida animal, pois nas florestas, como no caso da nossa Amazônia, há escassez de sais na dieta da fauna. Tanto que aves, macacos e outros mamíferos fazem a ingestão regular da argila para reporem sais e desintoxicar.
Essa característica de desintoxicação da argila é usufruída pela fauna, principalmente porque neutraliza as toxinas dos frutos verdes, e sementes. Por isso que muitos psitacídeos da Amazônia ingerem esse material que inicialmente na nossa visão humana, não deveria ser ingerido. Alguns exemplos desses psitacídeos:
Maitaca da Cabeça Azul
Arara Vermelha Grande
Arara Canindé
Arara Macao
O que a argila fornece: É uma fonte de sódio, magnésio, potássio, sendo que as aves costumam comer argila em busca do sal.
Experiência do Plantel: Fornecemos comedouros de argila já fazem dois anos, e durante esse período não notamos nenhum malefício para a saúde das aves, ao contrário, a argila supriu a necessidade de desgastar o bico, sendo parte do enriquecimento ambiental, soltando pequenas pedrinhas que ficam na moela da ave ajudando a digestão dos alimentos, além de ser uma fonte de sais naturais e são ingeridos conforme a vontade das aves.