Sistemas de produção mais SUSTENTÁVEIS e RENTÁVEIS para menores áreas: diversidade em 1 hectare

13 de setembro de 2022 20 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Pensar sistemas de produção mais sustentáveis e ao mesmo tempo rentáveis é um grande desafio presente e futuro, principalmente para áreas de menor escala.

A escola de avicultores em parceria com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar campus lagoa do sino iniciará um projeto para instalação de 4 unidades experimentais no território.

Tais unidade serão compostas por 500 galinhas poedeiras em sistemas caipiras, com área de pasto em formato de agroflorestas, respeitando o formato de sub-bosque.

Além disso, uma área será destinada para implantação de sistemas agroflorestais com foco na produção da matéria-prima alternativa visando a alimentação das aves.

Seguirá o modelo já instalado na UFSCar, que é apresentado no vídeo pelo prof. Henrique.

O SAF abrange área de um hectare, estruturado com treze linhas de árvores e doze entrelinhas com dez metros de largura cada. As entrelinhas foram pensadas para experimentação com diferentes tipos de adubos verdes, grãos, raízes e outros alimentos, em esquema de rotação de culturas.

O espaço das entrelinhas foi planejado com 10 metros para que isso permita a mecanização da produção. As linhas de árvores são alternadas entre espécies frutíferas e arbóreas. A diversidade nas linhas é composta por:

Fruticultura: banana nanica, prata e roxa, limão siciliano e tahiti, abacate, acerola vermelha e preta, abacaxi, amoreira, mamoeiro, araçapitanga.
Fruta rara: cereja do rio grande, pêssego do mato.
Castanha: bacupari, macadâmia, noz pecã.
Madeira: eucalipto, cedro australiano, mogno africano.
Pupunha.

Vídeo sobre a cooperativa de produção e comercialização de ovos caipiras: https://youtu.be/sd3odaVKy2s
www.escoladeavicultores.com