CANTO DO PINTASSILGO PARA FOGUEAR SEUS PASSAROS

13 de setembro de 2022 15 Por



O pintassilgo-de-cabeça-preta, cujo nome científico é Carduelis magellanica icterica, pertence a família Fringillidae, sendo conhecido em inglês como Hooded Siskin. Tem como origem a America do Sul, sendo encontrado em doze países da América do Sul, só não sendo encontrado na Guiana Francesa e Suriname. Também é conhecido como pintasilva e pintassilgo-mineiro. A criação de pintassilgo-de-cabeça-preta ocorre em praticamente todo o Brasil, e ele tem como habitat os campos abertos, restingas litorâneas, bordas de mata, áreas de agricultura, matas secundárias, árvores em plantações quintais e pinhais.

O pintassilgo possui 12 sub-espécies, sendo:
Magellanica Alleni que ocorre no Brasil (região Nordeste), Bolívia, Paraguai e Argentina; no Brasil é conhecido como pintassilgo-baiano ou Baianinho.
Magellanica Icterica ocorre no Brasil (região Central, Sudeste e Sul) e, no Paraguai.
Magellanica Iongirostris ocorre no Brasil, Venezuela e Guiana.
Magellanica Santaecrucis ocorre na Bolívia.
Magellanica Capitalis ocorre na Colômbia, Equador e Peru.
Magellanica Paula ocorre no Equador e Peru.
Magellanica Boliviana ocorre na Bolívia.
Magellanica Magellanica no Uruguai e Argentina.
Magellanica Peruana ocorre no Peru.
Magellanica Tucumana na Argentina.
Magellanica Urubambensis no Peru e Chile.
Magellanica hoyi no noroeste da Argentina.

Alimentação do pintassilgo-de-cabeça-preta
A alimentação do pintassilgo adulto na natureza é constituída basicamente de todo tipo de semente de capim, picão, assa-peixe, dente-de-leão, capim colonião, serralha, flores do eucalipto e insetos.

Em cativeiro, pode ser fornecido sementes de alpiste, painço, senha, aveia e nabão. Frutas como a maçã (retire as sementes) e goiaba, legumes e verduras como jiló, pepino, pimentão, couve, mostarda e agrião são muito apreciados. A alimentação de uma criação de pintassilgo-de-cabeça-preta é basicamente a mesma que é fornecida para os canários-belga.

Você pode fornecer ração extrusada especifica do canário-belga. Caso ele esteja acostumado a comer apenas sementes você deverá acostuma-lo gradativamente a ração. Para fazer isto basta ir substituindo aos poucos a semente pela ração, até chegar ao ponto de colocar apenas a ração extrusada para o pintassilgo. Sempre vale ressaltar a importância de fornecer água limpa e fresca, além de manter os bebedouros sempre limpos.