4 PIGMENTANTES NATURAIS para GEMA do OVO e FRANGO CAIPIRA

13 de setembro de 2022 19 Por Canal do Youtube (Parceiro)



A coloração da gema é um aspecto extremamente importante para o mercado consumidor de ovos. Geralmente, ele associa uma intensidade mais pronunciada do amarelo com a qualidade e principalmente ao sistema caipira de produção.

Para o ovo ser considerado caipira sua gema não pode estar pálida ou clara, precisa ter um amarelo forte, em transição para o alaranjado.

E a coloração da gema depende em grande medida da quantidade e do comprimento de onda da cor dos carotenoides. Os quais estão presentes nas plantas e são mais de 600 tipos na natureza.

Por isso, para imprimir a característica desejada é necessário adotar ações integradas que possibilitem a pigmentação da gema. Dentre elas destacamos 3 principais:

1) Manejo da área de pasto: o ovo caipira é identificado com a coloração amarelo + forte pois as galinhas criadas em sistemas extensivos tem acesso irrestrito a grandes áreas, o que confere o consumo de uma diversidade de alimentos entre plantas tenras, pequenos insetos, raízes, dentre outros. Contribuindo assim, para pigmentação mais acentuada da gema.
Com isso, formar uma área de pasto com diversidade de espécies arbóreas, frutíferas, gramíneas, leguminosas, etc. permite o enriquecimento da dieta das aves e a melhor deposição de pigmentos na gema.

2) Uso de pigmentantes naturais na ração: dentre as inúmeras opções de pigmentantes naturais que podem ser inclusos na ração, destacamos os 4 mais utilizados e que auxiliam na pigmentação da gema: extrato de urucum (Bixa orellana), açafrão (Curcuma longa), marigold (Tagetes erecta) e páprica (Capsicum annum) (MOURA et al., 2011).

3) Complemento da dieta: além do acesso a uma área de pasto bem formada e da inclusão de pigmentantes na ração, podemos usar complementos como folhas de couve manteiga, couve-flor, repolho, dentre outros. Adquiridos em varejões e feiras ou plantados na propriedade.

Instagram: @escoladeavicultores