Plantas LINDAS mesmo quando a luz do sol MUDA
14 de setembro de 2022Todo mundo sabe que a luz do sol se move ao decorrer do dia, isso não é segredo. Mas, o pulo do gato que você precisa conhecer pra ter plantas sempre bonitas é que, durante o ano, a incidência dos raios solares podem aumentar ou diminuir no local onde suas espécies estão plantadas. Carol Costa explica o que plantar de acordo com a variação da quantidade de sol que seu jardim, canteiro ou vaso recebe.
Durante as estações do ano, o sol pode atingir seu jardim com mais intensidade, como acontece no verão e, durante o inverno, com menos força, principalmente nos dias nublados. A intensidade de raios solares diminui não apenas por causa das nuvens no céu: o tempo em que o astro rei permanece visível no inverno é bem menor se comparado com os quentes e longos dias de verão.
Quem quer cultivar uma horta ou ter plantas no jardim deve prestar atenção dobrada nesse balé que a luz solar faz durante o ano. Aquele espaço que parece bem ensolarado durante uma parte do ano pode receber uma quantidade bem menor de raios solares em outro período e, a diferença pode ser tão grande que, se não escolher a espécie correta, a planta pode ficar feia e até mesmo, morrer! A inclinação do sol pode projetar sombras de construções próximas, árvores ou outras barreiras físicas. No vídeo, nossa louca das plantas mostra como a luz solar que recebe no seu prédio diminui durante o inverno. O pátio, que é considerado de sol pleno, em um determinado período do ano passa a receber minguadas três horinhas de raios solares.
Pra ficar fácil entender a classificação, uma área é considerada de sol pleno quando recebe de seis a oito horas de sol, meia-sombra, quando tem de três a seis horas e, de sombra, quando tem claridade e até três horinhas de raios solares. Quase sempre, as áreas de sombra recebem só os primeiros raios de sol, no começo do dia ou no finalzinho da tarde.
Se seu jardim recebe uma quantidade variável de luz do sol, como o pátio da Carol, você pode cultivar plantas perenes, ou seja, aquelas que duram vários anos, como arbustos, árvores. Mas, você perceberá que durante certas épocas do ano, essas plantas não estão no seu auge, com folhagem mais mirrada e não tão verde como na primavera e no verão, por exemplo. Uma boa saída, muito utilizada por paisagistas, é abusar de plantas anuais, aquelas de ciclos mais curtos e que podem aproveitar bem a luz solar numa época e, assim que elas morrem, serem trocadas por outras espécies mais adaptadas à quantidade de sol do lugar.
Não fica com minhocas na cabeça quando o assunto é plantas de ciclos curtos. Espécies anuais morrerão depois de um certo período, mesmo se regadas e adubadas com o máximo de cuidado. Um rabanete viverá menos tempo do que uma mangueira e, não há nada de errado com isso. Numa horta, quase tudo que é cultivado ali é anual, como alfaces, que da semeadura até a colheita, levam só 45 dias. Já as “demoradas” cebolas, levam apenas seis meses, da semente até o bulbo formado e pronto pra ser colhido.
Tire proveito das particularidades das plantas: rúcula, por exemplo, adoram o solzinho fraco. Se na sua casa o sol bate com menos intensidade no inverno, procure plantar alface, agrião, escarola e a citada rúcula e tenha uma colheita feliz. Assim que você acabar de colher, prepare-se pra semear flores! Margaridas, tagetes, camomila, calêndula e outras plantas que irão se beneficiar do aumento de luz solar no seu jardim.
Plantas perenes sempre terão espaço num jardim com mais ou menos sol, é só saber que durante uma determinada época, elas não estarão tão lindonas. Boldinho (Plectranthus ornatus), capim-limão (Cymbopogon citratus), alecrim (Salvia rosmarinus), malva-de-cheiro (Pelargonium graveolens) e outras plantas de ciclo longo se viram bem com mais ou menos luz.
Quando as plantas estão em vasos, dentro de casa, é mais fácil lidar com essas mudanças de incidência de sol. Mova os vasos pro lugar em que o sol bata, de acordo com o período do ano. Claro, escolha espécies de acordo com a quantidade de luz que sua sala receba! No Site Minhas Plantas (https://minhasplantas.com.br) você encontra uma quantidade enorme de plantas, com fichas completas e dicas de cultivo – use o campo de busca pra encontrar espécies de sol, meia-sombra e sombra, escolha as que mais te agradam e, bora plantar!