ECHEVERIA: tudo sobre essa SUCULENTA fácil de cuidar

14 de setembro de 2022 23 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Conheça a Universidade Minhas Plantas: http://universidademinhasplantas.com.br/

Olha que combo incrível: um vídeo inteirinho sobre Echeverias, suculentas que enchem os olhos com seu formato de roseta e, uma aula com passo a passo para você criar um arranjo com essas gordinhas, usando uma base de vidro. Nossa jardineira Carol Costa vai mostrar uma super coleção de Echeverias, do produtor Van Kampen, especializado nessa espécie de planta.

Existem mais de mil cultivares de Echeverias e isso criou uma lista de opções tão grande quanto nossa vontade de colecionar essas plantinhas. Tem Echeverias com folhas delicadas, grandes, bordas desenhadas, cores claras, escuras… é de pirar. Todos os exemplares do vídeo são do van Kampen, o maior produtor de Echeverias do Brasil. Dá para reconhecer facilmente as plantas que saem das estufas van Kampen, através de sua embalagem. Se não encontrar na sua floricultura ou garden center, converse com o gerente e peça para ele encomendar com a Veiling Holambra.

As folhas da Echeveria são bem carnosas, cheinhas de água no seu interior. Uma planta saudável tem folhas firmes e resistentes. Como mostrado no vídeo, algumas variedades são mais escuras, outras mais claras, mas, no geral, o estado da planta saudável é bem visível. Folhas firmes e sem marcas, além da forma de roseta bem definida.

De fácil reprodução, novas plantas de Echeverias são cultivadas a partir da folha de uma planta matriz. Basta destacar uma folha e deixá-la numa bandeja com uma mistura de areia e substrato para suculentas. Carol Costa usa o substrato para suculentas da All Garden. Não tem uma quantidade certa, use, no máximo, 1/3 de areia ao substrato. Molhe a terra e, coloque as folhas da planta, como se elas tivessem caído no solo. Nada de enterrá-las. Escolha um local com claridade mas sem sol direto e, em breve, as raízes começam a aparecer e os brotinhos surgirão.

Para construir o arranjo, Carol escolheu uma base de vidro da T.S. Brasil. Usando um cipó e seixos de rio, nossa louca das plantas cria um bonito efeito para aproveitar a transparência do vidro. Uma forma de evitar que o substrato “suje” as pedras, o pulo do gato é usar um plástico para isolar a área enquanto o arranjo é montado.

As Echeverias são lindas por si só, imagina o impacto de ter várias juntas. O produtor van Kampen fez um trabalho incrível, disponibilizando cultivares de Echeverias em vários tamanhos, formas e cores. Cultivar é como são chamadas plantas de uma espécie que foi selecionada e melhorada por seleção humana. Para começar a distribuir as plantas no arranjo, Carol começa da maior para menor. A enorme Echeveria x cante “Afterglow”, com suas folhas acetinadas e num tom quase pink, é a primeira a entrar no arranjo. Cuidado ao manuseá-la, já que o toque da mão pode manchar as delicadas folhas. Solte a planta da cuia e solte o substrato das raízes. A segunda grandona e linda é a Echeveria x affinis “Hot Chocolate”, bem repolhuda e com folhas bem escuras – só não é “a mais” escura, porque existe a Echeveria x affinis hort. “Black Prince”.

Apoie as plantas de uma forma meio inclinada, com as maiores atrás, como numa arquibancada. Isso garante que elas cresçam de forma uniforme sem estiolar, enquanto estiverem no arranjo. Nossa piracicabana continua colocando plantas na composição e, a próxima é a Echeveria x setosa hort. “Doris Taylor”, peludinha e ainda com uma haste floral. Dica incrível: se a haste nasce na lateral, a planta continua a crescer; haste bem no centro, a planta tá no fim da vida. Outra que vai pro arranjo: Echeveria runyonii “Topsy Turvy”, com suas folhinhas retorcidas.

Não tenha medo de colocar essas suculentas juntas, já que na natureza, essa é a forma que elas encontraram de crescer aproveitando o máximo de água. Então, mais uma espécie vai pro arranjo: a Echeveria agavoides “Water Lily”, com suas folhas alegres e bem verdes. Para usar como acabamento, lavanda!

Notou que o arranjo não tem uma camada de drenagem? Como a base é larga e baixa, não é necessário. então, cuidado nas regas: use o dedômetro para saber se o substrato está bem seco, antes de molhar a terrinha. No arranjo tem uma parte com substrato exposto, lá é o lugar perfeito para regar e usar o adubo. Carol Costa utilizou um adubo farelado da All Garden.

Materiais do arranjo:
— base de vidro
— cipó
— seixos
— palito com rolha ou pincel longo
— lavanda
— adubo para suculentas All Garden
— substrato para suculentas All Garden

Espécies do arranjo (todas da van Kampen)
— Echeveria x cante “Afterglow”
— Echeveria x affinis “Hot Chocolate”
— Echeveria x affinis hort. “Black Prince”
— Echeveria x setosa hort. “Doris Taylor”
— Echeveria runyonii “Topsy Turvy”
— Echeveria agavoides “Water Lily”

Links:
Echeverias van Kampen – https://www.instagram.com/echeverias_vankampen/
All Garden – https://www.instagram.com/all_garden_holambra/
Veiling Holambra – https://www.instagram.com/veilingholambra/
TS Brasil – https://www.instagram.com/tsbrasil_/