Como Construir seu Criatório – Episódio 02 – Como instalar a iluminação ideal para suas aves

19 de outubro de 2022 5 Por



Esse vídeo é um oferecimento do APP Criação Pró – o controle de seu plantel na palma da mão.

BAIXE GRÁTIS NA APPLE STORE E GOOGLE PLAY

CONTATO
Facebook – https://www.facebook.com/criacaoproapp
Instagram – https://www.instagram.com/criacaopro95pts/

Confira nessa série de 3 episódios quais os requisitos ideais na construção de um criatório.
O 2º episódio traz as especificações de luz ideal principalmente para reprodução. Confira no vídeo e leia no texto abaixo as especificações técnicas.

ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL

Fotoperíodo – a luz estimula os fotorreceptores presentes no cérebro das aves. Mantendo uma frequência exata e constante de horas de luz é desencadeada a liberação, em cascata, de uma série de hormônios, incluindo hormônios sexuais que estimulam as gônadas.

• A sensibilidade ao fotoperíodo apropriado ocorre apenas se houver um período de descanso anteriormente, com um fotoperíodo curto.

Muitos problemas na reprodução surgem do manejo incorreto do fotoperíodo.

Se a luz é inconstante pode ocasionar diminuição na reprodução.

O fotoperíodo pode ser modificado fazendo-se um pequeno aumento de 30 minutos por semana até se atingir 14 horas, período em que se alcança o máximo efeito, em canários.

O aumento repentino, passando abruptamente de 10 a 15 horas de luz por dia, pode aumentar a mortalidade de fêmeas devido a distúrbios hormonais e retenção de óvulos.

ESPECTRO – O espectro da luz varia de 100 nm (que corresponde aos raios ultravioleta e UV) a 1.000.000 nm (que correspondem aos raios infravermelhos).

LUZ ULTRAVIOLETA – é importante para a síntese de vitamina D (indispensável para o metabolismo do cálcio e, portanto, para o desenvolvimento dos ossos e a formação do ovo). • Também é importante para a visão dos pássaros, que de fato conseguem ver no espectro da luz ultravioleta A e, portanto, percebem as cores de uma maneira muito diferente da nossa. • Ainda atua para o bem-estar “psicológico“ da ave, pois estimula um comportamento mais natural, tanto no que se refere à ingestão de alimentos quanto à busca de um parceiro.

Como a luz ultravioleta melhora as capacidades reprodutivas de muitas espécies de aves, é aconselhável buscar lâmpadas UV especificas ou lâmpadas do tipo Truelight, porém no Brasil ainda são de difícil acesso e de custo elevado.

INTENSIDADE – • A intensidade de luz recomendada no ambiente que abriga canários é de pelo menos 500 lux. • Independente do tipo de lâmpada utilizada, é válido que sejam utilizadas lâmpadas que possuam um espectro mais próximo ao da luz solar natural, apresentando temperatura de 5.500K.

OBS: Para lâmpadas fluorescentes comuns é indispensável que os reatores sejam eletrônicos, minimizando o efeito estroboscópico que essas lâmpadas podem causar.

Como vimos, os raios UV têm papel fundamental no comportamento das aves e o difícil acesso que temos a equipamentos de maior eficácia, reforça ainda mais a importância da. iluminação natural dentro do ambiente.

AUTOMAÇÃO – você também pode optar pelo sistema de iluminação artificial com temporizadores que ligam e desligam automaticamente ou a utilização de programadores de luz normais ou digitais de função única (timer) ou multifuncionais (dimmer com timer).

Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw

Manuais de Julgamento – para adquirir faça contato com federacaoob@uol.com.br ou pelo whatsapp 11 98980-8592 em horário comercial.

Acompanhe a FOB nas redes sociais
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
www.objo.org.br