Shih Tzu Conheça a Historia da Raça

6 de abril de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Shih Tzu Conheça a Historia da Raça
História da Raça – Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça com raízes relacionadas ao Tibete e à China. A origem desta raça carrega muitas teorias diferentes, fatos religiosos e até mesmo uma lenda!

A Lenda

A história mais popular que descreve a origem desta raça é uma lenda que fala sobre um amor proibido entre uma princesa chinesa e um tibetano.

Essa lenda diz que uma princesa chinesa e um Tibetano), acabaram se apaixonando, mas por conta das claras diferenças de classe e cultura entre os dois, eles não poderiam se casar e viver seu amor. Então eles pegaram raças que eram representantes de seus povos, cruzaram e deram origem ao Shih Tzu.

Estas raças teriam sido:

O Lhasa Apso – que sempre foi considerado um símbolo religioso de sorte para os povos tibetanos. 
O Pequinês – que sempre foi o queridinho das famílias imperiais chinesas e seguidores do budismo, sendo que já chegou a ser citado como cão oficial do budismo.

E da junção destes dois representantes a partir da história de um amor proibido, teria surgido o Shih Tzu!

Porém, mesmo sendo uma linda e interessantíssima história, vale lembrar que isto é apenas uma “lenda”. E portanto, existem outras teorias mais realistas pouco comentadas que buscam explicar melhor a origem do Shih Tzu.

Conhecendo uma das Teorias

Uma dessas teorias mais populares é a que afirma que antigamente, o povo do Tibete tinha uma raça de cachorro originada da região que era conhecida como Cão Leão Tibetano. E na China, tinha outra raça conhecida como Cão Leão Chinês. A diferença entre essas duas raças seria bem leve.

E então, um certo grupo desse Cão Leão Tibetano, que seriam os primeiros ancestrais Shih Tzus, foram levados do Tibete para a China, como um presente do Dalai Lama, onde foram criados em Pequim e cruzados com outras raças.

O outro grupo permaneceu no Tibete. Acredita-se que o grupo que foi levado para a China se desenvolveu até se tornar o Shih Tzu conhecido atualmente e os que permaneceram no Tibete deram origem posteriormente ao Lhasa Apso.

Alguns boatos afirmam que o desenvolvimento do Shih Tzu conhecido atualmente, ocorreu na China através de cruzamentos selecionados deste Cão Tibetano com o Pug e o Pequinês. E esses cruzamentos foram sendo feitos porque os chineses preferem cães com focinhos curtos. 

Realeza e ligação com o Budismo

Independente de qual teoria esteja correta, o fato é que o Shih Tzu tem raízes profundas em raças ancestrais tibetanas e um desenvolvimento maior ao longo da história na China. 

Na China, os Shih Tzus sempre foram considerados sagrados por conta da associação com o budismo e eram verdadeiros animais da realeza. 

A associação com o Budismo surgiu por conta do Leão sempre ter sido um animal considerado símbolo da religião. Porém, como o Leão não era de origem chinesa e o budismo estava crescendo no país, os eunucos da corte Chinesa e os monges dos montes tibetanos criaram essa raça que na visão deles se assemelhava a um leão. 

E daí vem um fato interessante: o nome Shih Tzu, significa “Cão Leão”.

Então, ele passou a ser considerado um cão de estimação oficial da família real por volta de 1640, durante a dinastia de Manchu. Foram criados por eunucos dos palácios e eram considerados propriedades exclusivas da corte real. 

Eles eram, de fato, cães sagrados dos templos. E se houvesse algum exemplar passeando pelas ruas, o dono poderia ser morto.

Uma das últimas autoridades chinesas, a imperatriz Tzu Hsi, vivia cercada por cães. Ela tinha, no palácio de Cité, um canil de Shih Tzus, Pequinês e Pugs que supervisionava pessoalmente. E tudo era muito levado a sério, pois havia um programa de criação e registros de cruzamentos que precisava ser seguido pelos cuidadores à risca.

Extinção, Reconhecimento e Exportação

Posteriormente, com o falecimento desta imperatriz em 1909, alguns exemplares foram parar nas mãos dos ingleses. E depois com a revolução comunista chinesa, uma quantidade muito grande dos exemplares foram assassinados, criando uma quase extinção da raça.  Mas ela foi salva graças a 7 exemplares de macho e 7 de fêmea que foram encontrados.

Com isso, eles passaram a se tornar aos poucos presentes nas casas mais pobres da China e também em algumas poucas famílias do ocidente.

Batalha de caes: Pinscher x shih tzu – Quem ganha essa batalha de GIGANTES https://youtu.be/aR2m-0O9dO8

Compre com desconto use o cupom SAM05 https://goo.gl/FwV7df
Cupom de Desconto SAM05 https://goo.gl/FwV7df

Link para o podcast no Spotify: https://open.spotify.com/show/4IAs060E4FNISXUGFLdhty

Grupo do facebook: https://www.facebook.com/groups/1676831682532651/

#shihtzu
#Shih-tzu
#cachorro
#fotografodecaes