A Cobra mais Bonita do Mundo!

17 de abril de 2024 5 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Cobra-liga da Califórnia | @Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras | #55 | Modolo 160
Espécie: Thamnophis sirtalis

Video de Aline Matos – Cobra-liga da Califórnia (Thamnophis sp?)
Autor: Aline Matos Tomaz (@delaamatos) @Aline Matos
Data do registro: ano de 2018 Localidade: Santa Cruz – California USA

“Olá, Biólogo Henrique! Meu nome é Aline e tenho um vídeo raro da Cobra Liga de San Francisco, mostra ela bem de perto. Aquela espécie quase extinta, que vive na Califórnia.
No vídeo, mostra ela bem de perto se rastejando e eu autorizo você a
usar para fazer um vídeo” (Aline Matos)

A cobra-liga comum ( Thamnophis sirtalis ) é uma espécie de cobra natricina , nativa da América do Norte e encontrada amplamente em todo o continente. As cobras-liga mais comuns têm um padrão de listras amarelas em um fundo preto, marrom ou verde, e seu comprimento total médio (incluindo cauda) é de cerca de 55 cm (22 pol), com um comprimento total máximo de cerca de 137 cm (54 pol) . [2] [3] A massa corporal média é de 150 g (5,3 onças). [4] As cobras comuns são o réptil do estado de Massachusetts . [5]

As cobras comuns são cobras finas. Poucos crescem mais de 1,2 m de comprimento e a maioria permanece menor. A maioria tem listras longitudinais em muitas cores diferentes. As cobras comuns vêm em uma ampla gama de cores, incluindo verde, azul, amarelo, dourado, vermelho, laranja, marrom e preto.

História de vida
A cobra comum é uma cobra diurna . No verão, é mais ativo pela manhã e no final da tarde; em estações ou climas mais frios, restringe sua atividade às tardes quentes.

Nas áreas mais quentes do sul, a cobra está ativa o ano todo; caso contrário, dorme em tocas comuns, às vezes em grande número. Nas tardes quentes de inverno, algumas cobras foram observadas emergindo de seus hibernáculos para se aquecer ao sol.

Veneno

Efeitos da tetrodotoxina em cobras
A saliva de uma cobra comum pode ser tóxica para anfíbios e outros pequenos animais. As cobras-liga têm um leve veneno em sua saliva. [6] Para humanos, uma mordida não é perigosa, embora possa causar uma leve coceira, queimação e/ou inchaço. As cobras comuns também podem secretar um fluido fétido das glândulas pós-anais quando manuseadas ou machucadas.

As cobras comuns são resistentes a venenos encontrados naturalmente, como o do sapo americano e o tritão de pele áspera , o último dos quais pode matar um humano se ingerido. Eles têm a capacidade de absorver a toxina dos tritões em seus corpos, tornando-os venenosos, o que pode impedir potenciais predadores. [7]

A cobra-liga comum usa toxicidade tanto para ataque quanto para defesa. No lado ofensivo, o veneno da cobra pode ser tóxico para algumas de suas presas menores, como ratos e outros roedores. [7] No lado defensivo, a cobra usa sua resistência à toxicidade para fornecer uma importante capacidade antipredatória. [8] Um estudo sobre o desenvolvimento evolutivo da resistência à tetrodotoxina comparou duas populações de Thamnophis e depois testou dentro de uma população de T. sirtalis . Aqueles que foram expostos e viveram no mesmo ambiente que os tritões ( Taricha granulosa ) ou tritão de pele áspera, que produzem tetrodotoxina quando ingeridos eram mais imunes à toxina (veja a figura). [8]Parece que as duas espécies estavam em uma corrida armamentista evolutiva.