A Cobra Naja encontrada em Balneário Camboriú SC | Biólogo Henrique | @GabrielNucleo
17 de abril de 2024Um cobra Naja foi encontrada em uma subestação de tratamento de água em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense em 2017 e pode ser parente da Naja Kaouthia que picou o estudante em Brasilia
O animal foi encontrado na rua 2950, no Centro da cidade. A serpente foi avistada por servidores da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) que realizam manutenção do local.
Os técnicos acionaram o Corpo de Bombeiros para a retirada do bicho, de cerca de 1,5 metros. Após a captura, ela foi transportada para o zoologico de Balneário Camboriú.
A Naja está entre as mais venenosas do mundo e consegue lançar o veneno a um metro de distância. O animal é natural da Ásia e não existe na fauna brasileira.
O estudante de medicina veterinária Pedro Henrique Krambeck, que foi picado por uma cobra naja em 7 de julho, foi preso na manhã de hoje pela Polícia Civil do Distrito Federal. Ele é suspeito de integrar um esquema para a prática de crimes ambientais, como tráfico de animais. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e faz parte da quarta fase da Operação Snake. Na terceira fase, o amigo de Pedro que teria ocultado cobras, Gabriel Ribeiro de Moura, também foi preso temporariamente
SERPENTES
Famílias
Infraorder Alethinophidia 19 famílias
Acrochordidae Bonaparte , 1831 1 3 Wart serpentes Oeste da Índia e Sri Lanka através do sudeste asiático tropical até as Filipinas, ao sul pelo grupo de ilhas da Indonésia / Malásia até Timor, a leste pela Nova Guiné até a costa norte da Austrália até a Ilha de Mussau , o arquipélago Bismarck e a Ilha Guadalcanal nas Ilhas Salomão.
Aniliidae Stejneger , 1907 1 1 Cobra coral falsa América do Sul tropical.
Anomochilidae Cundall, Wallach, 1993 1 3 Cobras de cachimbo anão Oeste da Malásia e na ilha indonésia de Sumatra .
Boidae Gray , 1825 14 61 Boas América do Norte, Central e do Sul, Caribe, sudeste da Europa e Ásia Menor, África do Norte, Central e Oriental, Madagascar e Ilha da Reunião , Península Arábica, Ásia Central e Sudoeste, Índia e Sri Lanka, Molucas e Nova Guiné até a Melanésia e Samoa.
Bolyeriidae Hoffstetter , 1946 2 2 Cobras Splitjaw Maurício .
Colubridae Oppel , 1811 258 [6] 1866 [6] Cobras típicas Difundido em todos os continentes, exceto na Antártica. [37]
Cylindrophiidae Fitzinger , 1843 1 14 Cobras cachimbo asiáticas Sri Lanka a leste através de Mianmar, Tailândia, Camboja, Vietnã e o Arquipélago Malaio até o extremo leste das Ilhas Aru, na costa sudoeste da Nova Guiné. Também encontrado no sul da China (Fujian, Hong Kong e na Ilha de Hainan) e no Laos.
Elapidae Boie , 1827 55 359 Elapids Em terra, em todo o mundo nas regiões tropicais e subtropicais, exceto na Europa. As cobras marinhas ocorrem no Oceano Índico e no Pacífico. [38]
Homalopsidae Bonaparte , 1845 28 53 Homalopsídeos Sudeste Asiático e norte da Austrália.
Lamprophiidae Fitzinger , 1843 60 314 Lamprofídeos (inclui antigos Atractaspididae, bem como 6 outras subfamílias anteriormente consideradas colubrídeos) África, sul da Europa e Ásia centro-ocidental; duas espécies no sudeste da Ásia.
Loxocemidae Cope , 1861 1 1 Cobra mexicana Ao longo do Pacífico, desde o México ao sul até a Costa Rica.
Pareidae Romer, 1956 3 20 Cobras comedoras de caracol Sudeste Asiático e ilhas na plataforma Sunda (Sumatra, Bornéu, Java e suas ilhas menores vizinhas).
Pythonidae Fitzinger , 1826 8 40 Pythons África Subsaariana, Índia, Mianmar, sul da China, sudeste da Ásia e do sudeste das Filipinas, através da Indonésia, à Nova Guiné e Austrália.
Tropidophiidae Brongersma , 1951 2 34 Boas anãs Índias Ocidentais; também no Panamá e no noroeste da América do Sul, bem como no noroeste e sudeste do Brasil.
Uropeltidae Müller , 1832 8 55 Cobras com cauda em escudo Sul da Índia e Sri Lanka.
Viperidae Oppel , 1811 35 341 Vipers As Américas, África e Eurásia a leste da Linha de Wallace .
Xenodermidae Cope , 1900 6 18 Dragão e cobras de escamas estranhas Sul e sudeste da Ásia e ilhas na plataforma Sunda (Sumatra, Bornéu, Java e suas ilhas menores vizinhas).
Xenopeltidae Bonaparte , 1845 1 2 Cobras raio de sol Sudeste Asiático das ilhas Andaman e Nicobar , do leste através de Mianmar ao sul da China, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Península Malaia e Índias Orientais até Sulawesi , assim como as Filipinas.
Xenophidiidae Wallach & Günther, 1998 1 2 Cobras com mandíbula espinhal Bornéu e Malásia peninsular.
Infraorder Escolecofídia 5 famílias
Família
Anomalepidae Taylor , 1939 4 18 Cobras cegas primitivas Do sul da América Central ao noroeste da América do Sul. Populações disjuntas no nordeste e sudeste da América do Sul.
Gerrhopilidae Vidal, Wynn, Donnellan e Hedges 2010 2 18 Cobras-cegas indo-malaias Sul e sudeste da Ásia, incluindo Sri Lanka, Filipinas e Nova Guiné.
fonte wikipédia
#Biólogo #Biologia #BiólogoHenrique
Conteúdo de primeira como sempre irmão!
se você falasse como um profissional acredito que seu canal seria excelente. Contudo, paga de humorista…
Código penal ultrapassado no Brasil. Ninguém fica preso, logo essa cobra de prolifera aqui e já viram. O 1diots de Brasília nem ficou preso
Balbúrdia…
Naquela região não tem nenhuma empresa de logística Henrique. Com certeza foi um descarte na natureza.
Por isso sou a favor da aprovação de especies da nossa fauna muitas pessoas exportam esses bichos e depois soltam no nosso meio ambiente temos que rever isso de uma forma tecnica
Eu me inscrevi no seu canal e as vezes aparece como sem inscrição.
Isso pode causa um desequilíbrio ambiental pois esses serpentes não são do Brasil.