A Inacreditável Galinha que dá Leite!

7 Por Canal do Youtube (Parceiro)
A Inacreditável Galinha que dá Leite!

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

ZEBRAS, MORCEGOS e ursos fazem isso, além das baleias, tigres e seres humanos. Todos esses animais alimentam as crias recém-nascidas com leite. É uma característica que define o que significa ser um mamífero.

Segundo estudo publicado no periódico Science, uma aranha saltadora nativa do sudeste da Ásia faz a mesma coisa. Descobriu-se que a Toxeus magnus amamenta sua prole com um fluido nutritivo secretado por seu próprio corpo. O líquido contém uma solução de açúcares, gorduras e proteínas, de modo que os pesquisadores, liderados por Rui-Chang Quan, biólogo de conservação da Academia Chinesa de Ciências, estão chamando o fluido de leite.

Talvez o mais surpreendente seja que os pesquisadores constataram que os filhotes de aranhas continuam a beber o leite de sua mãe mesmo após alcançar a maturidade sexual. “Isso é superestranho”, afirma Jonathan Pruitt, ecologista evolucionário da Universidade McMaster, no Canadá. “O fato de o cuidado da mãe se estender até a cria da fêmea chegar à idade adulta é bem surpreendente, é algo de arregalar os olhos”.

As implicações evolucionárias desse comportamento também estão fazendo olhos arregalarem.
Tem leite?
“Se o leite, em sua vaga definição, consiste em uma substância nutritiva que alimenta os filhotes, então seria considerado leite”, confirma Amy Skibiel, fisiologista de lactação da Universidade de Idaho.

“Quando se pensa em outros animais não mamíferos que produzem fluidos semelhantes ao leite, de fato fica um pouco menos surpreendente”, afirma Skibiel. Algumas aves, como pombos, rolinhas, flamingos e pinguins, produzem uma substância derivada de células epiteliais chamada de “leite de papo”, que alimentam seus filhotes. E sabe-se que baratas secretam um tipo de leite, que usam para nutrir embriões em desenvolvimento.

No caso da Toxeus magnus, entretanto, Quan e sua equipe argumentam que o comportamento das aranhas é mais parecido com a lactação dos mamíferos. Como inúmeros mamíferos, os filhotes de aranhas recém-eclodidos dependem totalmente do leite para satisfazer suas necessidades nutricionais, neste caso, durante os primeiros 20 dias de vida das jovens aranhas.