A VIDA NA ROÇA
20 de julho de 2022Dona Maria é uma mulher de fibra, um tipo de fibra que está em extinção na natureza de hoje em dia. Magrinha, ela está sempre em movimento, é daquelas pessoas que a gente nunca vê paradas. Dá conta do serviço, qualquer serviço, como se fosse um homem, mas também sabe bordar e cozinhar muito bem. Viúva, ela mora sozinha e cuida de um bando de cachorros, galinhas e tem uma horta espremida no seu terreno de 250 m2, além de usar uma área pública onde planta desde couve até cana pra fazer garapa.
Fiz este pequeno vídeo a pedido de Dona Maria, que gosta muito de ser filmada e mostrar o que aprendeu na roça, onde viveu até os seus 25 anos.
Com o vídeo ela quer deixar um registro para seus filhos e netos, pois sabe da importância do conhecimento que adquiriu com seus antepassados e também porque as pessoas não acreditam que ela foi e ainda é uma mulher que sabe lidar com a criação, monta a cavalo, conhece ervas medicinais, simpatias e mais um tanto de coisas que o pessoal da cidade só vê em filmes e livros.
O sítio onde ela morava na infância e adolescência foi desapropriado para construção da represa de Paraibuna e, desde então ela vive na cidade, sempre sonhando com sua roça natal.
Hoje ela mora em um pequeno terreno na periferia da cidade de São José dos Campos SP, no bairro do Buquirinha, onde cria galinhas, planta cana, milho, abóbora e mantém uma pequena horta para o gasto, tentando se aproximar da vida que tanto gosta.
As imagens do vídeo foram feitas no sitio onde mora sua filha, na zona rural de São José dos Campos SP