Aprenda sobre os canários Feos, Acetinados ou Asas Cinza – ep. 8 – mutações com regras próprias

0 Por Canal do Youtube (Parceiro)
Aprenda sobre os canários Feos, Acetinados ou Asas Cinza – ep. 8 – mutações com regras próprias

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

CURSO GRÁTIS – CANÁRIO DE COR + QUIZ + SIMULADOR PARA COLORIR CANÁRIOS

Mutações Feos, Acetinados e Asas Cinza

Neste vídeo vamos conhecer três mutações que não estão incluídas em nenhuma regra já vista, têm seus próprios critérios, se expressando de forma única.
Se ainda não viu, assista às aulas anteriores.

Tópicos
– Feos: Machos e Fêmeas
– Acetinados: desenho e cor de fundo
– Asas Cinza: remiges e retrizes

FEO
A mutação recebe esse nome em homenagem a sua principal característica, a de inibir a eumelanina no centro da pena, fazendo com que se deposite na borda, ou seja, a feomelanina se evidência e por isso a mutação só é reconhecida na melanina marrom. Outra característica de enorme importância são os olhos vermelhos, essa foi a primeira mutação que trouxe os olhos vermelhos para os canários, é autossomal recessiva.
Pela inibição da eumelanina no centro da pena e pela expressão da feomelanina na borda a mutação proporciona um desenho escamado de tonalidade marrom escuro bem contrastante, principalmente no dorso, fazendo com que o desenho parta da cabeça até o uropígio. Lembrando que as remiges e retrizes também devem apresentar uma borda melanizada marrom escura.
Nos feos também ocorre o fato da estrutura das penas interferir no desenho, fazendo com que o desenho dos mosaicos seja maior que o dos nevados e dos intensos e o desenho do nevado seja maior do que o do intenso.
Na mutação feo, devido à diferença de quantidade de feomelanina os machos são julgados separados das fêmeas, pois altera o desenho entre eles.
Nas fêmeas o desenho parte da base do bico até o uropígio, incluindo peito e flancos, já nos machos a melanina se aproxima do bico, mas deixa visível uma máscara facial, e inclusive por ter menos quantidade de feomelanina o peito mostra mais lipocromo do que nas fêmeas.
O canário feo que devemos buscar tem o desenho escamado, de tonalidade marrom oxidado na borda das penas, incluindo aí as remiges e retrizes com bordas desenhadas, deve ainda ter contraste entre o desenho e o lipocromo, e obviamente os olhos vermelhos.
Já o feo que devenos evitar é o que tenha a tonalidade da melanina marrom clara, desenho pouco escamado, e ainda que tenha o centro contaminado por melanina, fazendo com que diminua o contraste, tão importante para a mutação.

IMPORTANTE para os criadores é que os feos devem ser mantidos com o máximo cuidado já que não podem perder as penas das remiges e retrizes, porque quando crescem novamente perdem quantidade de feomelanina.

ACETINADO
A mutação acetinado surgiu na França, nasceram canários de olhos vermelhos e diferentemente dos canários feos a eumelanina não se concentrava no borda da pena e sim no lugar do desenho eumelânico, centro da pena, e seu comportamento genético é sexo ligado.
Esses canários, assim como os feos, demonstram melhor suas características nos canários de melanina marrom. Os clássicos que melhor se expressam mutados são os canelas e os isabelinos, a mutação acetinado faz desaparecer por completo a eumelanina negra e reduz fortemente a envoltura, também é capaz de concentrar a eumelanina fortemente no centro da pena, a tonalidade do desenho é bege acetinado.

ASAS CINZA
Os canários asas cinza surgiram na Itália, sendo uma variante da mutação pastel que se manifesta nos negros pastéis. Esta mutação apresenta uma segunda diluição do fator pastel, que determina uma forte redução melânica na região central das remiges e das retrizes, fazendo aparecer uma banda cinza aperolada nas asas e cauda, daí o nome asas cinza. Mas esse fator de dupla diluição afeta todas as penas, fazendo aparecer um desenho escamado na cor cinza aperolado. O desenho se caracteriza por depósito de melanina cinza chumbo nas bordas das penas contrastando com a coloração diluída do centro, que é de cor cinza pérola. Como são canários oriundos dos negros pastéis devem ter o bico, as patas e as unhas negros.
Os canários asas cinza que devemos privilegiar são aqueles que tenham as asas e cauda que apresentem as bandas nítidas e largas, que contrastem com a borda oxidada de tonalidade cinza chumbo, ainda que tenham um desenho escamado por todo dorso e a envoltura oxidada sem o aparecimento da feomelanina.
As características que devemos evitar são bandas reduzidas ou estendidas até a extremidade das penas das rêmiges e das retrizes, ausência do desenho dorsal perolado, excesso de feomelanina, envoltura reduzida.

QUIZ acesse em – https://formandocriadores.azurewebsites.net/MMPA08AA.aspx

COLORIR CANÁRIOS acesse em – https://formandocriadores.azurewebsites.net/FormandoCor/MMPR01AA.aspx

PRÓXIMA AULA – Mutações Topázio e Eumo

Manuais de Julgamento – whatsapp 11 98980-8592 em horário comercial.

Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw

Acompanhe a FOB nas redes sociais
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
www.objo.org.br