Aves Arrancando ou Comendo Penas, Conheça o Tratamento e a Prevenção

14 de setembro de 2022 18 Por Canal do Youtube (Parceiro)



#avicultura #agro #galinhacaipira Aves arrancando suas próprias penas é um problema mais comum do que você pode pensar! Embora este problema não ocorra com aves em liberdade, ele é frequente em aves mantidas em cativeiro. Existem diferentes motivos que levam uma ave a arrancar as próprias penas ou mesmo chegar a se mutilar ou comer pena do chão !

O arrancamento e/ou mastigamento das penas e por vezes até da própria pele, é chamado de picacismo. Este comportamento não deve ser considerado um diagnóstico, mas antes um sinal clínico já que pode ter com origem diferentes doenças ou problemas.

O picacismo pode ter diferentes graus de agressividade. Por vezes, começa apenas por uma ave estar mastigando as suas penas, tendo consequências mais a nível estético. Os casos mais comuns são quando as aves arrancam as penas.

Em situações mais graves, a ave pode mesmo chegar a se auto-mutilar, podendo originar infeções. Como consequência, pode ser alterada a termorregulação por existirem alterações nos ciclos normais de muda das penas.

Causas fisiológicas
Existem inúmeras causas fisiológicas ou orgânicas que podem originar picacismo. Antes do médico veterinário concluir que a sua ave está arrancando penas por um problema psicológico ou ambiental, ele vai ter de excluir todas as possíveis causas orgânicas.

Estes são alguns dos exemplos de possíveis causas fisiológicas:
Alergias
Má nutrição
Hipovitaminose A ou B
Deficiência em ácidos gordos
Problemas no fígado
Pancreatite
Dermatite
Osteoporose
Problemas hormonais
Tumores/neoplasias
Hipocalcemia
Problemas genéticos
Impactação da glândula uropigial
Vírus e Fungos

Existem inúmeros fatores de estresse em aves
Privação de sono
Presença de predadores (cães, gatos)
Crianças
Ambientes demasiado barulhentos
Ambientes demasiado silenciosos
Gaiola sem espaços resguardados
Mudança na rotina
Mudança de clima

No caso do picacismo, a situação normalmente surge por alguma causa comportamental que leva o animal a arrancar penas e depois torna-se num hábito, ou num vício, como o de algumas pessoas têm de roer as unhas.
Assim, o melhor que um proprietário tem a fazer, é tentar antes perceber porque é que o faz. Muitas vezes são causas simples, fáceis de perceber.
Outras vezes são causas mais difíceis de encontrar, sejam psicológicas ou físicas.

Nestes casos, é importante um aconselhamento junto de um médico veterinário, que possa ajudar a identificar o problema o mais cedo possível.

Agro Mestre Soluções para o Agronegócio

– Extensão Rural
– Assistência Técnica
– Prevenção de Doenças
– Palestras & Acompanhamentos Técnicos
– Melhoramento Genético e Reprodução Assistida
– Assistência Técnica e Genética para Índio Gigante

Home


http://www.facebook.com/AgroMestre
http://www.instagram.com/agro.mestre
http://www.youtube.com/c/AgroMestre
E-mail Comercial: gabriel@agromestre.com.br
WhattsApp (12) 97411-5085 ou clicando no link abaixo.
http://abre.ai/agro-mestre

Agro Mestre – Soluções para o Agronegócio.

Agro Mestre – Soluções para o agronegócio – Palestra | Milho | Galinha | Galo• Índio Gigante • Gado Bovino • Prevenção e manejo de doenças • Visita Técnica • Extensão Rural • Dia de Campo • Assistência Técnica

Este artigo é puramente informativo. Não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento veterinário ou criar um diagnóstico. Nós convidamos você a levar seu animal ao veterinário se ele estiver sofrendo de alguma condição ou dor.

Aviso Saudável
Os conteúdo deste vídeo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de um Médico Veterinário.