BENZEDEIRAS – TRADIÇÃO MILENAR DE CURA PELA FÉ – MARILENA BOULAY 2
17 de outubro de 2023“Espantar cobra da plantação, tirar medo da criança, quebranto, mau-olhado, dores e doenças em geral. O ato de benzer ou bem dizer é uma das práticas mais antigas existentes e muito popular no Brasil, é uma oração poderosa dita quase como um mantra por benzedeiras e benzedores, aplicando sobre as pessoas gestos, e feita com muita fé, que deve estar inscrita nos corações de quem benze e de quem recebe o benzimento.
Muitas vezes, o ato de benzer é acompanhado por ervas, das quais essas pessoas são profundas conhecedoras.
Essas mulheres e homens receberam os ensinamentos e o dom, dos antigos, muitos deles dos pais e avós, sempre de forma oral, mantendo em segredo a oração e os rituais que proferem, passando somente a quem irá continuar o benzimento, quando pararem de benzer: Os benzedores exercem uma atividade que ainda resiste entre nosso povo, em pleno século XXI.
Ficamos positivamente surpresos com a capacidade dos nossos benzedores de dialogar com as novas tecnologias, encontrando soluções para continuar benzendo mesmo durante a pandemia do covid-19 à distância, por telefone ou WhatsApp.
Este livro é uma ferramenta suplementar no contexto do projeto, na busca pelo fortalecimento e transmissão das tradições ancestrais paulistas entre as gerações, colaborando com a continuidade e valorização desse patrimônio imaterial da nossa cultura e fé, independente da religião e da crença, para a cura do corpo e da alma.”
Marinilda Boulay
Link para o curta metragem no YouTube
Quanta riqueza de saberes. Minha madrinha de crisma era benzedeira. Depois de escutar tudo que a Marinilda contou sobre o município de Socorro, meu coração bateu de saudades do nosso Rolando Boldrini, que tanto fez por enaltecer as nossas raízes, pela fé vivida nas diversas culturas da vida de quem é do interior. Ele deixou tudo vivo dentro do nosso coração. Usou da arte através da música, dos folclores, dos contos, das modas de viola e violão, dos olhos da arte para avivar-nos. Que homem maravilhoso. Que Deus o tenha
As benzedeiras e os curandeiros para mim são forças da natureza enviados por Deus na forma humana para ajudar o povo novo que chega aqui. Quando íamos numa reza ou recebíamos benzedura era como ganhar uma camada de proteção da luz do Divino Espírito Santo. Quando tomamos gosto pela leitura e ao frequentar a missa aos domingos foi que começamos a entender um pouco mais sobre a importância e o valor da sabedoria deles. E tudo dentro da mais pura simplicidade e paz. Em Bauru haviam muitas benzedeiras. Nunca as esqueço. Gratidão, Chico
e Luz

Chico como fazemos pra ser benzido pelo WhatsApp
Parabéns Chico e Luz! Parabéns a Marinilda Boulay por seu lindo e especial trabalho cheio de energia, informações tão importantes sobre as benzedeiras,sobre a Arte e Cultura da cidade de Socorro, cidade maravilhosa que encanta a todos.Parabens!!!
Ame el tema.Abtazo desde Uruguay
Esta senhora transmite muita paz pra gente
Chico aqui sao bernardo sao paulo tem uma benzedeira dona ana ja benzeu mais de 200 pessoas por dia