Biólogo do Butantan pisou 40 mil vezes em jararacas para estudar quando e por que elas dão picadas
24 de maio de 2024#animais #natureza #bio #biologia #biologo #biologa #biologicas #ciência #animal #zoo #zoologia #ecologia #bichos #bicho #vocesabia #curiosidades #explorar #biologohenrique #faunasilvestre #meioambiente
Um biólogo do Instituto Butantan, em São Paulo, usou mais de cem jararacas em sua pesquisa para para descobrir quando e por que esses animais peçonhentas dão picadas. Durante o estudo, João Miguel Alves Nunes, orientando de um pesquisador do Instituto, pisou ou chegou muito perto milhares de vezes da espécie de serpente encontrada em toda a América do Sul e responsável por picar cerca de 20 mil pessoas por ano.
Segundo Nunes, cerca de 116 animais foram utilizados no estudo e o número total de pisadas somou 40.480. O pesquisador afirma que havia poucas pesquisas sobre os fatores que levam as cobras peçonhentas a morderem. Os resultados obtidos no estudo foram publicados no início deste mês na revista científica Nature.
O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas.
No canal do YouTube Biólogo Henrique – o Biólogo das Cobras exibe a biologia das Serpentes de maneira inusitada, abordando temas em defesa da Ciência, combate à pseudociência, defesa do profissional Biólogo, do meio ambiente, preservação da natureza, educação ambiental, zoologia, ecologia e cultura nerd.
Apresenta, explica e trata o tema animal de maneira divertida e descontraída, sobre cobras do mundo, serpentes brasileiras (como jararaca, jararacuçu, cascavel, surucucu, urutu cruzeiro, cobra coral) e demais animais peçonhentos (como abelha, taturana, escorpião, aranha), saúde pública e importância médica
Curiosidades da fauna silvestre também são abordadas, exibindo a biodiversidade do Brasil e do mundo, incluindo vídeos de predadores como onça, leão, leopardo, tigre, jaguatirica, demais felinos, urso, lobo, hienas, águia, gavião, falcão, coruja, tucano, araçari, siriema, dentre outras aves, jacaré, crocodilo, cobra-rei, anaconda, piton, tubarão, orca entre outros…, com destaque para o dia a dia da vida animal, revelando suas características, estado de conservação, exibindo flagrantes das relações ecológicas de bichos como macaco, mico, elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, zebra, bicho-preguiça, sapo, inseto e muitos outros que terão a oportunidade de vislumbrar e saber mais sobre eles.
Acompanhe o canal, inscreva-se para não perder vídeos novos, comente sua opinião ou experiência vivida com algum bicho e compartilhe com amigos!!!!
Compartilha, cientista brasileiro merece ser compartilhado
Quem contou?
Uma vez apareceu uma jiboia na minha casa. Em me enrolei em um monte de toalhas pra tentar pegar o bicho. Fiquei parecendo o boneco da Michelin. Seria bom ele testar também a resistência das toalhas.
Esse João aí tem as plaquinhas todas coladas kkkk
Agora aquecimento global causa até ataque de cobra kkkkk