Cachorro LAMBE MUITO AS PATAS (Como Resolver)

6 de abril de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Cachorro LAMBE MUITO AS PATAS (Como Resolver). Seu cachorro lambe muito as patas? Veja como resolver esse problema agora.
? Meu Mini-Curso Gratuito: https://bit.ly/Mini-curso-gratuito-ades
Meu Curso Completo: https://bit.ly/MeuCursocompleto
Meu instagram: https://bit.ly/gustavo-adestramentodescomplicado
Meu Facebook: https://bit.ly/Facebook-adestramentodescomplicado

Vídeos indicados:

Como ensinar o cão a sentar: https://youtu.be/dm98IveY8fo

Como ensinar o cachorro a passear: https://youtu.be/ayrsW2euEWM

Xixi e cocô no lugar certo: https://youtu.be/MHI9H9FIxgs

Moro em apartamento, posso ter cachorro: https://youtu.be/fDlRXXaG_sQ

Cachorro pulando, como resolver: https://youtu.be/utTfw3gzesw

Como cortar as unhas do seu cão: https://youtu.be/sF-3INoIxOE

Porque cachorro lambe a pata?

É possível que você já tenha visto o nosso cachorro lambendo frequentemente as almofadinhas e não tenha dado muita importância ao assunto,já que muitos cachorros o fazem sem que isso represente necessariamente um problema sério. Mas, por vezes, o ato de lamber se torna excessivo e pode provocar lesões secundárias, causadas por lambidas demasiado vigorosas ou pequenas mordidas na zona.

O PeritoAnimal preparou para você uma visão geral do assunto, que vai seguramente responder à pergunta: Porque o cachorro lambe a pata compulsivamente?

As glândulas sudoríparas nas almofadinhas

Antes de averiguarmos porque é que o nosso cachorro lambe as almofadinhas, é importante que primeiro você saiba que existem glândulas sudoríparas nelas. Os cachorros suam através de diferentes partes do corpo, sendo uma delas as almofadinhas.

Essas glândulas têm uma função principalmente termorreguladora (libertam suor para regular a temperatura), mas também existe um componente odorífero, ou seja, são as encarregadas de produzir substâncias que se degradam por ação das bactérias presentes na pele ao chegar à superfície cutânea.

As mesmas glândulas conferem ao cachorro (ou gato) um cheiro característico (por isso é que estes animais também marcam território com as almofadinhas plantares e palmares).

Lambendo as almofadinhas por excesso de frio ou calor

No caso de climas extremos, com temperaturas muito baixas, estas secreções das glândulas sudoríparas podem chegar a formar pequenos “cristais” e originar algum desconforto nos cachorros que vivem em ambientes muito frios.

Por esta razão, os cachorros selecionados para puxar trenós, como o husky siberiano ou o malamute do Alasca têm muito menos glândulas sudoríparas nas almofadinhas comparativamente a outras raças. Possivelmente, por apenas reproduzirem os cachorros que não tinham este problema, conseguiram selecionar esta caraterística.

Por vezes, não existem problemas com as glândulas, mas a pele das almofadinhas fica rachada e com fissuras devido ao frio. Isto é frequente acontecer quando os cachorros caminham sobre a neve ou terrenos com muitas pedras e, por isso, começam lambendo compulsivamente as almofadinhas.

Nos dias demasiado quentes e úmidos, é aconselhável molhar as almofadinhas do nosso cachorro, precisamente por ser uma fonte de regulação da temperatura corporal. Esta limpeza ajuda a eliminar os restos da produção das glândulas écrinas e apócrinas, deixando-as cumprir a missão delas.

Doenças nas almofadas das patas dos cães

O nosso cachorro pode estar coçando a pata porque tem uma infeção causada por Malassezia pachydermatis.

Este fungo está presente em todo o corpo, mas está em maior número nas almofadinhas, concretamente na zona interdigital (entre outros lugares).

Se o nosso cachorro sofre de um sobrecrescimento de fungos, quer seja porque é alérgico ao pólen, a alimentos, por estresse… etc, é possível que o primeiro sinal seja uma lambedura excessiva das almofadinhas. Isto acontece porque o aumento da população de Malassezia e a consequente invasão de bactérias oportunistas provocam muita coceira.

Costumamos encontrar cachorros de pelo branco com uma cor alaranjada em volta dos dedos porque as lambidas provocam uma degradação da cor branca.

Comportamentos compulsivos

Se descartou todos os problemas anteriormente mencionados, o problema pode ser um comportamento compulsivo, também conhecido por estereotipia. Podemos definir este problema como um comportamento repetitivo e sem motivo aparente.

Link da matéria: https://www.peritoanimal.com.br/porque-cachorro-lambe-a-pata-21649.html

#CachorroLambendo #AdestramentoDescomplicado

Compartilhe esse vídeo: https://youtu.be/RmYdydcrgLc