e fala pessoal tudo bem É que eu já estou Morais do universo triunfar estamos aqui mais um vídeo vídeo bem especial Onde nós estamos aqui com com seu Irineu Nery Então quero que você deixa o like que você compartilha esse vídeo aqui no grupo das famílias pra gente mostrar coisas que não existem mais como essa nossa lida aqui seu Irineu que nós estava no vídeo anterior Nós já mostramos a propriedade Tava preparando ali daqui os boi né que na verdade é uma dupla de de novilha né de 4 anos então nós estamos preparando um carro de boi aqui para nós mostrar que o
Oi como é que tá a senhorita tudo certo aí tudo bem Tudo bem então nós tomar arrumando um carro aqui naquele estilo antigo né Oh e vamos mostrar aqui o senhor faz quantos anos que lida com os boy já faz uns 40 anos 40 anos hum é o senhor tá relatando já mando sou mais de 15 junta né e de fêmea sim quantas a essa é a primeira hum e qual é a melhor junta que a senhora mandou até hoje sorteio recordação Como é que é o nome e foi fácil foi o
e não muda nada para mandar é só esse aqui tá em processo de amansamento ou já tá bem mais quanto tempo que tá consertar o tá lidando com elas aqui como é que é o nome dela sobre lá a por cima é de cá a pizza hum bom então vamos mostrando em e esse aqui é um carro de boi antigo né e olha só a Hum que modelo é esse é um pouco mais ligando isso olha mais pesada o que que ...
Carro de boi: o velho e fiel companheiro de trabalho
TEXTO DE JANAINA BOTELHO
“Na história da humanidade, desde as primeiras civilizações, o carro de bois era indispensável na lavoura, na lavragem da terra atrelado à charrua, bem como no transporte de materiais pesados. Na Grécia Antiga não se admitia matar o boi de lavoura e as leis atenienses puniam o bovicídio duramente.
O vetusto carro de bois foi trazido pelos portugueses sendo o primeiro veículo que rodou no Brasil Colônia. Carreava materiais de construção para o levantamento das primeiras vilas, para edificação de moradias, capelas e fazendas. Transportava madeiras longas e pesadas e grandes blocos de pedra. Conduzia do litoral para os povoados as mercadorias que vinham de além-mar e igualmente carregavam para os portos de embarque toras de pau brasil e caixas de açúcar.
Não se pode pensar em cultura canavieira ou na indústria do açúcar no Brasil sem associar a presença dos rudes veículos tirados por bois. Traziam a cana dos canaviais para os picadeiros dos engenhos e para as moendas. Transportavam a lenha das florestas para as suas fornalhas e igualmente levavam as caixas de açúcar dos tendais para os mercados ou portos de embarque.
Missas, novenas, romarias, casamentos, batizados, crismas, enterramentos, folguedos populares, em tudo esteve presente o carro de bois, servindo no transporte de pessoas. Foi utilizado na Guerra do Paraguai transportando armas, petrechos, munições, alimentos e transformando-se às vezes em ambulâncias improvisadas para doentes e feridos nas batalhas.
No Brasil aparecem vários tipos de carros de bois, distintos entre si por certas peculiaridades regionais de construção, como os carros do tipo mineiro, paulista e nordestino. Quanto à rodagem, podem ser classificados pelo número de rodas, pela sua estrutura e pelo eixo. Os carros de duas rodas são os mais comuns. Quanto ao tiro, ou seja, quanto ao número de animais que puxam os carros, há no Brasil carros puxados por um só boi, chamados de carroça de bois; carros puxados por dois bois, formando uma junta ou parelha; e finalmente carros puxados por quatro ou mais bois, formando duas, três, quatro e mais juntas.
Amansar bois de carro é uma das tarefas mais árduas dos carreiros, exigindo perícia e paciência. O trabalho de dirigir, guiar e manobrar o carro de bois é executado pelo carreiro. Já o ajudante, geralmente um menino é chamado de candeeiro. Na lida com os animais é importante destacar a maneira pela qual os carreiros se comunicam com as juntas de bois para obter obediência. Para tanto, usam uma linguagem ou gestos típicos que os animais entendem como que por encanto.
MINHA GRATIDÃO AO IRINEU NERI E SUA ESPOSA MARGARETE PELO CARINHO QUE NOS RECEBEU PARA MOSTRARMOS ESTA JUNTAS DE FEMEAS DA QUAL NÃO SE MAIS.
AGRADEÇO DE CORAÇÃO A OPORTUNIDADE DE MOSTRAR.
OUTROS VIDEOS DO CANAL https://www.youtube.com/watch?v=mdu4R…
https://www.youtube.com/watch?v=2Lcfx…
https://www.youtube.com/watch?v=cINH2…
https://www.youtube.com/watch?v=qiqxa…
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar você concorda com nossos termos de uso.Ok
Belo vídeo parabéns que deus abençoe jj88
Belo vídeo parabéns que deus abençoe jj88
Belo vídeo parabéns que deus abençoe jj88
Coisa linda ❤
Esta tudo legal,mas o que faltou foi mostrar mais de longe a imagem. Não deu pra ver o carro por inteiro.Não apareceu direito o carro.voce tinha que filmar mais distante.
Um abraço ,não fique chateado,eu não falei por maldade ,é somente para melhorar suas imagens.
Sou seu fã,e admiro seu trabalho e gosto muito do canal.
Coisa linda ❤
Coisa linda ❤
Uma crítica construtiva, vc filmou do o Sr falando,e pouco as juntas de vacas e a corro.
Esta tudo legal,mas o que faltou foi mostrar mais de longe a imagem. Não deu pra ver o carro por inteiro.Não apareceu direito o carro.voce tinha que filmar mais distante.
Um abraço ,não fique chateado,eu não falei por maldade ,é somente para melhorar suas imagens.
Sou seu fã,e admiro seu trabalho e gosto muito do canal.
Coisas bonitas da roça!só não concordo com as vacas no carro de bois do sr Irineu, amarrados os chifres, os animais se sentem sem liberdade andam um tanto desconfortáveis!prá melhorar segura câmera mais firme e gira mais devagar, se não ficamos zonzo assistindo pela TV,faz favor avisar sr irineu!!
Coisas bonitas da roça!só não concordo com as vacas no carro de bois do sr Irineu, amarrados os chifres, os animais se sentem sem liberdade andam um tanto desconfortáveis!prá melhorar segura câmera mais firme e gira mais devagar, se não ficamos zonzo assistindo pela TV,faz favor avisar sr irineu!!
Uma crítica construtiva, vc filmou do o Sr falando,e pouco as juntas de vacas e a corro.
Será q o timão do carro de boi é de lenho de cerno pesado ou de canela leve? Boa pergunta ao Irineu, pois é grosso e longo. É um sistema mais antigo mesmo. Por aqui a chunta se comanda puchando a corda amarradas as orelhas laterais da dupla, quando pra mudar de curso; esquerdo/direito.
Esta tudo legal,mas o que faltou foi mostrar mais de longe a imagem. Não deu pra ver o carro por inteiro.Não apareceu direito o carro.voce tinha que filmar mais distante.
Um abraço ,não fique chateado,eu não falei por maldade ,é somente para melhorar suas imagens.
Sou seu fã,e admiro seu trabalho e gosto muito do canal.
Será q o timão do carro de boi é de lenho de cerno pesado ou de canela leve? Boa pergunta ao Irineu, pois é grosso e longo. É um sistema mais antigo mesmo. Por aqui a chunta se comanda puchando a corda amarradas as orelhas laterais da dupla, quando pra mudar de curso; esquerdo/direito.
Uma crítica construtiva, vc filmou do o Sr falando,e pouco as juntas de vacas e a corro.
Entende da lida
Coisas bonitas da roça!só não concordo com as vacas no carro de bois do sr Irineu, amarrados os chifres, os animais se sentem sem liberdade andam um tanto desconfortáveis!prá melhorar segura câmera mais firme e gira mais devagar, se não ficamos zonzo assistindo pela TV,faz favor avisar sr irineu!!
Será q o timão do carro de boi é de lenho de cerno pesado ou de canela leve? Boa pergunta ao Irineu, pois é grosso e longo. É um sistema mais antigo mesmo. Por aqui a chunta se comanda puchando a corda amarradas as orelhas laterais da dupla, quando pra mudar de curso; esquerdo/direito.
Esse Senhor entende da linda . Muita saúde pra ele !!!
Entende da lida