CARRO DE BOI (PARTE 2) COM FEMEA IRINEU NERI

21 Por Canal do Youtube (Parceiro)
CARRO DE BOI (PARTE 2) COM FEMEA IRINEU NERI

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

Carro de boi: o velho e fiel companheiro de trabalho
TEXTO DE JANAINA BOTELHO

“Na história da humanidade, desde as primeiras civilizações, o carro de bois era indispensável na lavoura, na lavragem da terra atrelado à charrua, bem como no transporte de materiais pesados. Na Grécia Antiga não se admitia matar o boi de lavoura e as leis atenienses puniam o bovicídio duramente.

O vetusto carro de bois foi trazido pelos portugueses sendo o primeiro veículo que rodou no Brasil Colônia. Carreava materiais de construção para o levantamento das primeiras vilas, para edificação de moradias, capelas e fazendas. Transportava madeiras longas e pesadas e grandes blocos de pedra. Conduzia do litoral para os povoados as mercadorias que vinham de além-mar e igualmente carregavam para os portos de embarque toras de pau brasil e caixas de açúcar.

Não se pode pensar em cultura canavieira ou na indústria do açúcar no Brasil sem associar a presença dos rudes veículos tirados por bois. Traziam a cana dos canaviais para os picadeiros dos engenhos e para as moendas. Transportavam a lenha das florestas para as suas fornalhas e igualmente levavam as caixas de açúcar dos tendais para os mercados ou portos de embarque.
Missas, novenas, romarias, casamentos, batizados, crismas, enterramentos, folguedos populares, em tudo esteve presente o carro de bois, servindo no transporte de pessoas. Foi utilizado na Guerra do Paraguai transportando armas, petrechos, munições, alimentos e transformando-se às vezes em ambulâncias improvisadas para doentes e feridos nas batalhas.

No Brasil aparecem vários tipos de carros de bois, distintos entre si por certas peculiaridades regionais de construção, como os carros do tipo mineiro, paulista e nordestino. Quanto à rodagem, podem ser classificados pelo número de rodas, pela sua estrutura e pelo eixo. Os carros de duas rodas são os mais comuns. Quanto ao tiro, ou seja, quanto ao número de animais que puxam os carros, há no Brasil carros puxados por um só boi, chamados de carroça de bois; carros puxados por dois bois, formando uma junta ou parelha; e finalmente carros puxados por quatro ou mais bois, formando duas, três, quatro e mais juntas.

Amansar bois de carro é uma das tarefas mais árduas dos carreiros, exigindo perícia e paciência. O trabalho de dirigir, guiar e manobrar o carro de bois é executado pelo carreiro. Já o ajudante, geralmente um menino é chamado de candeeiro. Na lida com os animais é importante destacar a maneira pela qual os carreiros se comunicam com as juntas de bois para obter obediência. Para tanto, usam uma linguagem ou gestos típicos que os animais entendem como que por encanto.

MINHA GRATIDÃO AO IRINEU NERI E SUA ESPOSA MARGARETE PELO CARINHO QUE NOS RECEBEU PARA MOSTRARMOS ESTA JUNTAS DE FEMEAS DA QUAL NÃO SE MAIS.
AGRADEÇO DE CORAÇÃO A OPORTUNIDADE DE MOSTRAR.
OUTROS VIDEOS DO CANAL https://www.youtube.com/watch?v=mdu4R…
https://www.youtube.com/watch?v=2Lcfx…
https://www.youtube.com/watch?v=cINH2…
https://www.youtube.com/watch?v=qiqxa…