CASA DE TERRA – TÉCNICA DO COB

13 de fevereiro de 2023 5 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Existem várias formas de aproveitar a terra nas construções, seja no acabamento (Ver “Argamassa de Argila” e “Tinta de Terra“) ou para erguer paredes.
Os sistemas mais conhecidos têm como base o Adobe, que é a mistura de argila e areia, e podem ser feitos através de blocos que secam ao sol ou com sacos cheios de terra. Quando são usados sacos de polipropileno, chama-se de “Superadobe“, e quando se usa um outro tipo de saco, de ráfia natural, chama-se o sistema de “Hiperadobe”.
A diferença do COB em relação a esses métodos é que a terra não é ensacada nem transformada em blocos, e sim usada com uma massa que esculpe cada parede.
A mistura que compõe o COB leva, além da argila e da areia, uma certa quantidade de palha, que é o elemento que dá mais estrutura à composição, e impede que ela se desfaça.
Ao preparar a massa, o que normalmente é feito sobre uma lona, pisando na terra até dar a liga, é importante que a palha fique toda envolta pela terra, que deve ser argilosa (úmida) para ter esse efeito colante.
Formas arredondadas tendem a dar mais estabilidade às paredes, que devem ser grossas, com aproximadamente 40 ou 50 cm nas partes mais baixas e ir reduzindo até cerca de 30 cm. A possibilidade de criação de formas com o COB é realmente grande, permitindo também paredes retas e recortes nas paredes formando nichos.
Depois de prontas, as paredes recebem acabamento que também pode ser natural, e ficam muito resistentes, não só à umidade quanto a movimentações de terra e incêndios.
Além disso, a terra é um material com ótimo desempenho térmico, que permite que os ambientes internos fiquem frescos no calor e aquecidos no frio.

Local da filmagem – Pousada Piemonte em Santo Antonio do Pinhal SP
https://www.instagram.com/brunodamontanha/