Cascavel chifruda, a serpente mais linda do mundo | Biólogo das Serpentes | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024A cascavel-chifruda, serpente-cascavel-de-chifres (em Portugal), ou sidewinder (Crotalus cerastes) é uma pequena cascavel que vive em tocas, com cerca de 75 cm de comprimento. Habita zonas áridas e desérticas da região Sudoeste dos Estados Unidos da América e Nordeste do México.
As cascavel-chifrudas atravessam areia solta utilizando um raro movimento ondulado com as laterais de seus corpos que deixa uma sequência de trilhas como os degraus de uma escada de mão. As cobras passam as horas quentes do dia em tocas de camundongos ou enterradas na areia. Sua cor sarapintada de marrom tornam-nas criaturas com a metade do corpo coberta e difícil de serem vistas. Tarde da noite emergem e caçam roedores.
Uma espécie pequena, exemplares adultos medem entre 43 e 76 cm (17 e 30 in) de comprimento. A maioria dos adultos são de 50-80 cm (19,5-31,5 em) de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos, o que é incomum para este grupo de cobras.
#cascavel #surucucu #BiólogoHenrique
Normalmente, 21 linhas de keeled escalas dorsais ocorrer midbody. Os machos têm 141 ou menos ventrais ; as fêmeas têm 144 ou menos. É por vezes referido como o cascavel chifres por causa das elevadas escalas supraocular acima seus olhos. Esta adaptação pode ajudar a sombra dos olhos ou prevenir areia à deriva sobre eles como a serpente encontra-se quase enterrado nela.
O padrão de coloração com uma cor de fundo que pode ser creme, amarelo claro, amarelo-castanho, cor de rosa, ou cinzento cinzas, sobreposto com 28-47 manchas dorsais subrhombic ou subelliptical em forma. Nos subespécie, a barriga é branco e o lóbulo proximal do chocalho é castanho em adultos. Klauber e Neill descrever a capacidade desta espécie para exibir coloração diferente, dependendo da temperatura, um processo conhecido como metachrosis.
Cascavel ou cobra cascavel é o nome genérico dado às cobras peçonhentas dos géneros Crotalus e Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano. Geralmente, refere-se mais especificamente à espécie Crotalus durissus, cuja área de distribuição se estende do México à Argentina. A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro. Com o correr dos anos, estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balançam e causam o ruído característico. Embora no conceito popular o número de anéis do guizo às vezes é interpretado como correspondente à idade desta cobra, isto não é correto, pois no máximo poderia indicar o número de trocas de pele. A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima possibilidade de evitar o confronto.As cascavéis alimentam-se principalmente de pequenos roedores, mas podem fazer uso de seu veneno para fazerem outras vítimas, como pequenas aves, coelhos, lagartos, e, eventualmente, outras serpentes. Apesar de serem vistas durante o dia, predominam os hábitos crepuscular e noturno.
Seu corpo possui entre 1,5 a 2 metros de comprimento e a fêmea, na fase adulta, gera entre 18 a 30 filhotes em cada gestação.
COBRAS BRASILEIRAS:
Cascavel (Crotalus durissus)
Serpente peçonhenta que habita áreas abertas, como campos e cerrados. É vivípara e se caracteriza por possuir um chocalho na ponta da cauda, formado por diversos guizos. Cada muda acrescenta um novo guizo, e o número de guizos, portanto, não representa a idade da serpente em anos. Além disso, especialmente nas cascavéis mais velhas, os guizos terminais frequentemente se perdem, de modo que o número total de guizos não indica nem o número total de mudas. Clique na
Coral Verdadeira (Micrurus sp)
São serpentes peçonhentas normalmente pequenas e de colorido vistoso, com anéis vermelhos, pretos e brancos ou amarelos em sequências diversas. Possuem hábitos fossoriais (vivem embaixo da terra) e são ovíparas.
Jararaca (Bothrops jararaca)
Serpente peçonhenta, pertencente ao grupo que mais causa acidente no Brasil. Vive em matas, porém se adapta muito bem as áreas urbanas e próximas à cidade. Vivípara, vive em ambientes preferencialmente úmidos, como beira de rios e córregos, onde também se encontram ratos e sapos, seus alimentos preferidos. Dorme durante o dia debaixo de folhagens secas e úmidas.
Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Serpente venenosa que pertence à família dos viperídeos e pode chegar dois metros de comprimento. Na língua tupi-guarani, “jarara” significa “o bote da cobra”, e “uçu” ou “ussu” grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote.
Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas.
Artigos relacionados:
https://zslpublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1469-7998.2007.00383.x
https://www.jstor.org/stable/24313699?seq=1
https://meridian.allenpress.com/herpetologica/article-abstract/72/4/324/178415/Feeding-Ecology-of-Sidewinder-Rattlesnakes?redirectedFrom=fulltext
https://www.jstor.org/stable/1443608?seq=1
https://science.sciencemag.org/content/346/6206/224
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1095-8312.2008.01016.x
https://link.springer.com/article/10.1007/s13181-013-0373-0
😂
Henrique e câncer de pele nestes animais!!!
Uma pergunta; todas as serpentes não fecham os olhos?
“Ciência pra todos” Obrigado biólogo!
Balbúrdia, SUS Fiocruz, Butantan Família Ciência
Muito bom 🎉🎉🎉🎉
Acho as cascaveis lindas.