CATIRA NO PAIOL – CLIPE NÃO OFICIAL

10 de fevereiro de 2023 5 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Aos 8 de janeiro de 2023, os Catireiros da Mantiqueira se apresentaram no Bairro Paiol São Paulo em São Bento do Sapucaí SP
A catira, que também pode ser chamada de cateretê,[1] é uma dança folclórica caipira típica do Brasil, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou “o catira”) tem coreografia executada no Brasil, (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.
É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente nas áreas de influência da cultura caipira (Mato Grosso, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e principalmente São Paulo).
As coreografias da catira apesar de parecerem semelhantes, variam bastante em determinados aspectos, havendo diferenças nítidas de uma região para outra. Normalmente é apresentada com 2 violeiros e 10 dançarinos.
A Catira em algumas regiões é executada exclusivamente por homens, organizados em duas fileiras opostas. Na extremidade de cada uma delas fica o violeiro que tem à sua frente a sua “segunda”, isto é, outro violeiro ou cantador que o acompanha na cantoria, entoando uma terça abaixo ou acima. O início é dado pelo violeiro que toca o “rasqueado”, toques rítmicos específicos, para os dançarinos fazerem a “escova”, bate-pé, bate-mão, pulos. Prossegue com os cantadores iniciando uma moda de viola, com temática variada em estilo narrativo, conforme padrão deste gênero musical autônomo. Os músicos interrompem a cantoria e repetem o rasqueado. Os dançarinos reproduzem o bate-pé, bate-mão e os pulos. Vão alternando a moda e as batidas de pé e mão. O tempo da cantoria é o descanso dos dançarinos, que aguardam a volta do rasqueado.