CATIRA TANGARÁ – MONTEIRO E MONTEIRINHO
20 de julho de 2022GRUPO DE CATIRA TANGARÁ
Inspirado na cultura tropeira presente no município de Monteiro Lobato, o Grupo de “Catira Tangará” surgiu meio às tradições e modo de vida rural do lobatense.
A dança surgiu na década de 1930 no distrito de Buquira. Na época a catira era realizada em festas de batizado e casamentos. Os irmãos Francisco Rosa e Antônio Rosa, foram alguns dos precursores da dança na cidade de Monteiro Lobato.
A Catira é marcada por passos firmes e palmas sincronizadas. O ritmo é composto pelo som da viola caipira, entoados por dois violeiros. Os catireiros executam a dança em duas fileiras – uma em frente à outra, formando pares.
Tangará é o nome de um pássaro que se caracteriza pelo costume de andar aos saltos, conhecido como “pulador”. O pássaro é nativo da cidade de Monteiro Lobato. O grupo adotou esse nome inspirado no canto da ave que possui tons em vermelho e preto, as mesmas cores das roupas do grupo.
O grupo de catira “Tangará” apresenta-se nas festas na cidade de Monteiro Lobato e eventos culturais na região, como este no Parque da Cidade, como convidado do Projeto Museu Vivo, do Museu do Folclore, São José dos Campos.
Destaque para o menino Natanael, de 5 anos, que bateu uma catira juntamente com os adultos.