CATIREIROS DA MANTIQUEIRA – UM ENCONTRO COM O PASSADO 2
28 de janeiro de 2023Aos 15 de janeiro de 2023, os Catireiros da Mantiqueira se apresentaram no Bairro do Cantagalo em São Bento do Sapucaí SP
A catira, que também pode ser chamada de cateretê,[1] é uma dança folclórica caipira típica do Brasil, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou “o catira”) tem coreografia executada no Brasil, (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.
É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente nas áreas de influência da cultura caipira (Mato Grosso, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e principalmente São Paulo).
As coreografias da catira apesar de parecerem semelhantes, variam bastante em determinados aspectos, havendo diferenças nítidas de uma região para outra. Normalmente é apresentada com 2 violeiros e 10 dançarinos.
A Catira em algumas regiões é executada exclusivamente por homens, organizados em duas fileiras opostas. Na extremidade de cada uma delas fica o violeiro que tem à sua frente a sua “segunda”, isto é, outro violeiro ou cantador que o acompanha na cantoria, entoando uma terça abaixo ou acima. O início é dado pelo violeiro que toca o “rasqueado”, toques rítmicos específicos, para os dançarinos fazerem a “escova”, bate-pé, bate-mão, pulos. Prossegue com os cantadores iniciando uma moda de viola, com temática variada em estilo narrativo, conforme padrão deste gênero musical autônomo. Os músicos interrompem a cantoria e repetem o rasqueado. Os dançarinos reproduzem o bate-pé, bate-mão e os pulos. Vão alternando a moda e as batidas de pé e mão. O tempo da cantoria é o descanso dos dançarinos, que aguardam a volta do rasqueado.
Parabéns Chico Abelha pela dedicação da filmagem com os Catireiros da Mantiqueira, meu pai sempre fez parte desse grupo.
Essa apresentação me remete a boas recordações do meu avô paterno,guardiã da Catira.
Nossa meu coração quase para com esse sorriso tão lindo do começo do vídeo!
Showw que lindo,Sr Barrinha dança muito,meu Avô Materno dançava Catira memória afetiva dele e de Silvianopolis MG.
Chico Abelha!
Parabéns, por esse resgate cultural!
Parabéns a todos saudade do meu goias
Muito legal 😃