Cobra coral verdadeira VS Peixe Traíra | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024Cobra-coral é uma denominação comum a várias serpentes da família Elapidae, da tribo Calliophini,que podem ser subdivididas em dois grupos: corais do Velho Mundo e corais do Novo Mundo. Existem 16 espécies de corais do Velho Mundo, pertencentes aos gêneros Calliophis, Hemibungarus e Sinomicrurus, e mais de 65 espécies de corais do Novo Mundo, incluídas nos gêneros Leptomicrurus, Micruroides, e Micrurus. Estudos genéticos indicam que as linhagens mais basais de corais se encontram na Ásia, indicando que elas se originaram no Velho Mundo. No Brasil, podem ser conhecidas pelos nomes cobra-coral-venenosa, coral-venenosa, coral-verdadeira, ibiboboca, ibiboca e ibioca.
As cobras-corais não dão “bote” e apresentam hábitos fossoriais, vivendo em sua maior parte escondidas embaixo de troncos e folhagem. A dentição é do tipo proteróglifa, característica que certamente as diferem das falsas-corais, que apresentam dentição opistóglifa ou áglifa. Existe um antigo ditado para distinguir corais-verdadeiras de corais-falsas: Vermelho com amarelo perto, fique esperto. Vermelho com preto ligado, pode ficar sossegado. O ditado está incorreto, dado que não existe um padrão de coloração exclusivo das corais-verdadeiras e muitas falsas-corais conseguem mimetizar perfeitamente um coral. A única forma de diferenciar os dois tipos de cobras é pela dentição.
Apresentam uma peçonha de baixo peso molecular que se espalha pelo organismo da vítima de forma muito rápida. A coral necessita ficar “grudada” para inocular a peçonha pelas pequenas presas. A cobra-coral é tão peçonhenta quanto uma naja. A sua peçonha é neurotóxica, ou seja, atinge o sistema nervoso, causando dormência na área da picada, problemas respiratórios (sobretudo no diafragma) e caimento das pálpebras, podendo levar uma pessoa adulta ao óbito em poucas horas. O tratamento é feito com o soro antielapídico.
fonte wikipédia
Artigos relacionados:
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5198/1/Daysiane%20de%20Oliveira.pdf
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41133/tde-23042012-154709/publico/Matheus_Pires.pdf
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-18102016-173519/publico/RAFAELA_ZANI_COETI_Original.pdf
Bha!! Eu deveria ter filmado !! Mano peguei uma traira com uma jararaca no bucho !! Nem comi a traira , nao tinha conhecimento o medo pegou ! Ou seja perdi o file por leigo !! 😢😢😢😢😂
As cobras corais só existem nas americanas ou em outros países
Traíra e Tilápia comem até pedra, que dirá cobras. kkkkkkkkk
Respeito sua sinceridade.
Passa aqui no meu quarto sala
O Senhor ficar legal com esta mascara. Parece que a mascara fica com vida.
Lindos animais, quanto tempo uma traíra pode sobreviver sem água?